
A plataforma de localização das bombas medidoras antifraudes nos postos de combustíveis no estado de São Paulo, desenvolvida pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), indica que Catanduva ainda não possui estabelecimento com o novo equipamento. Em consulta feita nesta terça-feira, 19, constam 441 bombas do tipo em 170 postos paulistas.
De acordo com o Ipem-SP, as bombas certificadas, equipadas com sistema antifraude conforme o novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM), proporcionam mais segurança no abastecimento. Por serem equipamentos instalados recentemente, estão disponíveis em apenas alguns postos. Em muitos estabelecimentos, há apenas uma ou duas disponíveis.
As bombas atuais estão propensas à fraude metrológica. Através de dispositivos como chips, o fraudador interfere no funcionamento das placas computacionais na bomba alterando a medição da quantidade de combustível que foi abastecido. O dispositivo pode ser desligado remotamente, dificultando a ação da fiscalização.
Ciente da ameaça, o Inmetro desenvolveu, juntamente com fabricantes, revendedores e outras partes interessadas, novos requisitos para uma bomba medidora que oferece proteção contra esse tipo de fraude. Com isso, a bomba medidora se tornou um instrumento IOT (Internet das coisas), permitindo que suas medições sejam verificadas remotamente.
“A própria bomba realiza assinatura das medições realizadas, que são rastreadas no sistema ICP-Brasil, identificando qualquer alteração na transmissão da informação que vai ser exposta ao consumidor. Na prática, ela identifica o erro de medição em caso de fraude e mostra uma mensagem de erro no visor da bomba”, pontua o Ipem-SP.
Por meio do Painel de Postos com Bombas Certificadas e Mais Seguras, lançado pelo Ipem-SP, o consumidor pode acessar o site www.ipem.sp.gov.br/bombasegura, inserir a cidade e identificar qual posto de combustíveis já tem a nova bomba medidora antifraudes.
CALENDÁRIO
O Brasil possui mais de 40 mil postos de combustíveis em operação e cada posto, segundo a ANP, tem média de 2 a 6 ou mais bombas medidoras instaladas. Ciente da dificuldade, o Inmetro estabeleceu um calendário para troca das bombas existentes. Hoje, um revendedor ao trocar uma bomba pode optar por comprar a bomba no modelo antigo ou seguir o novo RTM.
60 MIL ACESSOS
A plataforma de localização das bombas medidoras antifraudes atingiu a marca de 60 mil acessos, segundo o Ipem-SP. A ferramenta on-line permite que qualquer cidadão, por meio de um mapa digital, encontre postos que utilizam bombas com a tecnologia antifraude - dispositivos que impedem alterações indevidas na quantidade de combustível entregue ao consumidor.
Autor
