Catanduva abre nova etapa de inscrições para programa de desemprego
Bolsistas serão chamados conforme a disponibilidade de vagas nas repartições públicas; contrato será de 6 meses
Foto: Arquivo/Prefeitura de Catanduva - Bolsistas do programa participaram de curso de produção de bolos e tortas
Por Guilherme Gandini | 05 de janeiro, 2023

O Programa Emergencial de Desemprego (PED), da Prefeitura de Catanduva, está com inscrições abertas para a temporada 2023. O projeto social foi implantado na gestão do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), em substituição ao extinto Frente Cidadã que, por sua vez, suplantou o Trabalho Certo. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O objetivo é proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para trabalhadores em situação de desemprego. Os selecionados trabalham nos diversos setores da administração municipal com jornada de 8 horas diárias e recebem um salário mínimo e uma cesta básica.

São oferecidas 350 bolsas, com cotas para pessoas com deficiência e àquelas que passaram pelo sistema prisional, vítimas de violência, jovens que cumpriram medida socioeducativa e reeducandos da Fundação Casa, além de pessoas que saíram de comunidades terapêuticas.

Nesta primeira etapa, o formulário de inscrição está no site www.catanduva.sp.gov.br. Na próxima fase, a partir do dia 23 de janeiro, será possível retirar a ficha de inscrição para preenchimento manual nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Pastor, Imperial, Juca Pedro, Nosso Teto. O cadastro preenchido deverá ser entregue na mesma unidade, onde as equipes da secretaria farão a digitação dos dados cadastrais no sistema.

Quem preencher o cadastro virtual não deve fazer a ficha manual. “As informações dos candidatos vão compor o banco de dados da secretaria, que fará a seleção a partir do perfil e enquadramento nos critérios, além da disponibilidade de vagas”, informa.

Desde a sua implantação, o PED já beneficiou mais de 450 pessoas. Dentre os critérios para seleção, o candidato precisa residir em Catanduva, ter renda por pessoa da família de meio salário mínimo; estar desempregado há um ano ou mais e que não tenha participado do PED em 2022. O contrato é de seis meses, podendo ser renovado uma vez.

Entre os cursos já oferecidos aos participantes, a partir de parcerias com instituições de ensino como o Sebrae e Senac, estão o de bolos e tortas, pizza, cuidador de bebê, designer de sobrancelha, jardinagem e de hamburguer artesanal.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 02 de dezembro de 2024
Ministério Público denuncia esquema de compra de votos em Ibirá
Por Guilherme Gandini | 01 de dezembro de 2024
Catanduva abre 150 empregos por mês, mas tem outubro ruim
Por Da Reportagem Local | 01 de dezembro de 2024
Saec transfere coleta de lixo noturna para o turno diurno em 20 bairros