
A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai homenagear o artista Oscar Valzacchi com uma exposição fotográfica dedicada às obras que ele deixou na cidade. Para isso, foi realizado concurso de fotografia, que contou com 46 inscritos e recebeu 111 imagens, todas retratando criações de Valzacchi espalhadas por Catanduva.
Desse total, 40 fotografias foram selecionadas e vão compor a exposição oficial, que será inaugurada na sexta-feira, 25 de abril, às 20h, na Pinacoteca Municipal de Catanduva, localizada junto à Estação Cultura. A mostra permanecerá aberta para visitação até 23 de maio.
Oscar Valzacchi foi um dos maiores nomes da arte em Catanduva. Escultor, pintor e muralista, deixou sua marca em diversos espaços públicos e religiosos do município, integrando arte e identidade urbana. Nascido em Taquaritinga, chegou a Catanduva nos anos 1940 e contribuiu ativamente para a formação do patrimônio visual da cidade.
Entre suas obras mais conhecidas, destacam-se a escultura do Soldado Constitucionalista na Praça 9 de Julho, o Cristo Redentor e os relevos nos portais do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, a Fonte Luminosa e o projeto arquitetônico da Pérgula na Praça da República, as esculturas no Zoológico Municipal, como o jacaré, os “velhinhos” e o tronco de árvore que jorra água, e os retratos de presidentes do Legislativo e do patrono Washington Luís, na Câmara.
“A exposição celebra não apenas a trajetória de Oscar Valzacchi, mas também o olhar sensível dos fotógrafos catanduvenses que eternizaram suas obras por meio das lentes. É um convite à valorização da arte, da memória e da história da nossa cidade”, enaltece, em nota, a prefeitura.
Autor
