A Prefeitura de Catanduva realiza nesta quarta-feira, dia 3, pré-cadastro de pessoas interessadas em castrar cães e gatos no Castramóvel que estará em Catanduva no próximo final de semana. Inicialmente é preciso comparecer na sede da Secretaria Municipal de Saúde, hoje, a partir das 8 horas. O endereço é rua Pará, 255, no Centro.
É necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência atualizado. O animal não deve ser levado nesta etapa. A data, o local e o horário da castração serão informados no momento do cadastro.
O procedimento será realizado no sábado e domingo, dias 6 e 7 de setembro. Serão atendidos 300 animais em dois pontos diferentes da cidade. No sábado, nos períodos da manhã e tarde, o serviço será na Praça da Matriz. No domingo, também pela manhã e tarde, o Castramóvel estará no Parque do Aeroporto, próximo ao bebedouro de água da Saec.
A vinda do Castramóvel para Catanduva foi viabilizada pela segunda-secretária da Câmara de Catanduva, vereadora Laura Luiza Protetora, com apoio do deputado estadual Dr. Eduardo Nóbrega e da deputada federal Renata Abreu. “Muito obrigada pelo apoio dos deputados, que estão dando total atenção à causa animal”, agradeceu a vereadora.
Atuante na causa animal, a parlamentar ressalta que a castração é essencial para a saúde do animal, pois previne doenças como tumores de mama, útero e ovários nas fêmeas, e de próstata e testículos nos machos, além de diminuir o risco de infecções uterinas.
“No âmbito comportamental, reduz a agressividade, a marcação de território por urina e a necessidade de fugas para buscar um parceiro. Além disso, diminui a superpopulação de animais abandonados, combatente os maus-tratos e prolongando a vida dos animais”, orienta.
Além dos deputados e da Prefeitura de Catanduva, a vinda do Castramóvel recebe apoio do projeto Pet Catanduva, que atua em prol dos animais de forma voluntária, sem fins lucrativos. Com ações de combate aos maus-tratos, resgates, doação de ração e atendimentos veterinários, o Pet Catanduva tem como líderes a protetora Rafaela Guardia e a vereadora Laura Luiza.
Autor