Casos de dengue quase zeram no mês de agosto em Catanduva
Foram apenas oito confirmações da doença, contrastando com altos índices registrados no primeiro semestre
Foto: Prefeitura de Catanduva - EMCAa pede apoio da população na limpeza dos quintais e recepção aos agentes
Por Guilherme Gandini | 15 de setembro, 2023

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde revela que os casos de dengue quase zeraram, no mês de agosto, em Catanduva. Foram apenas oito confirmações da doença, mostrando forte recuo com relação aos meses anteriores, ainda que 38 exames estejam pendentes. Os dados se referem ao período de 1º de janeiro a 1º de setembro de 2023.

De acordo com o relatório, a cidade registrou 38 casos positivos em janeiro, 94 em fevereiro, 164 em março, 309 em abril, 346 em maio, 99 em junho e 51 em julho. Ao todo, nos oito primeiros meses do ano, foram 1.009 confirmações. No mesmo período do ano passado, foram 3.597, sendo 80 em agosto. Ao final dos 12 meses, a epidemia contabilizou 3.726 casos.

O resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em julho já dava mostras de que a situação estaria mais controlada nos meses seguintes. Isso porque o índice verificado foi 1,6%, ficando bem abaixo do 4,9% constatado na análise anterior, no mês de abril, e bem próximo do percentual considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, que é de 1%.

Naquela ocasião, os bairros com maior quantidade de larvas foram o Higienópolis, Jardim Bela Vista, Morada dos Executivos, Novo Tarraf, Glórias I e VI, Colina do Sol e Residencial Maria Luiza Peres de Faria. Das amostras coletadas, os principais criadouros foram localizados em ralos internos e externos, piscinas, vasos de planta, baldes, pneus, garrafas pets, dentre outros.

Apesar do momento de aparente calmaria, a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) pede apoio da população na limpeza de casas, quintais e terrenos – e que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis. O Disk-Dengue 3531-9200 está disponível para agendamentos e denúncias pertinentes ao assunto durante todo o ano.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Saúde orienta pais a aproveitarem férias para atualizar caderneta
Por Guilherme Gandini | 11 de julho de 2024
Cobertura vacinal contra gripe chega a 35% entre grupos prioritários
Por Da Reportagem Local | 11 de julho de 2024
Campanha de vacinação contra gripe termina no próximo domingo