O caso de um aluno da EMEF Olga Birolli Gonzalez de Novais, que estava portando uma faca dentro da instituição de ensino, repercutiu nas redes sociais na terça-feira, dia 12. A Diretoria Municipal de Educação prestou um esclarecimento diante do fato, onde afirmou que as devidas providências já foram tomadas.
Segundo a nota, logo no início do período da manhã, a direção da escola tomou conhecimento que havia um aluno com uma faca e que o mesmo estava mostrando para um colega. Imediatamente, o aluno foi chamado, entregando o objeto à direção. Em seguida, a mãe do aluno foi chamada e acompanhou todos os procedimentos realizados pelos órgãos competentes.
Foram acionados, então, o Conselho Tutelar e a Polícia Militar, que tomaram todas as providências cabíveis para o ocorrido. Também foi acionado um psicólogo que fez atendimento imediato ao aluno, que foi afastado temporariamente das aulas. Ademais, foi convocada uma reunião com o Conselho de Escola, que será realizada nos próximos dias.
Em relação à segurança das escolas, o comunicado ressalta que, de acordo com a legislação, a Diretoria de Educação não está autorizada a realizar revistas em menores de idade. Mas que ainda assim estão sendo providenciadas as instalações de interfones, câmeras, cercas em muros e detectores de metais.
“Nesse momento delicado que nosso país está passando, gostaríamos de pedir a colaboração dos senhores pais e responsáveis, em relação a verificar as mochilas de seus filhos antes de virem para a escola, e se atentar quanto ao uso das redes sociais, e participação em grupos suspeitos. Também se atentar em relação a notícias falsas, evitando assim tumultos desnecessários”, dizia também a nota de esclarecimento.
A Diretoria Municipal de Educação ainda se colocou à disposição para sanar dúvidas sobre o ocorrido. O telefone para contato é (17) 3561-1157, com endereço na rua José Cantareiro Serrano, nº 670, no Centro.
Autor