Um morador de Itajobi, Alessandro Cavassani, movimenta a cidade e atrai inúmeras pessoas para visitar sua residência no final de ano. O motivo: a decoração natalina, principalmente o presépio, montada na varanda e também em sua sala de estar.
Tudo começou quando Cavassani ainda era criança e sua família não tinha condições de comprar enfeites natalinos. Ao ir à igreja, ele se encantava com os tradicionais presépios, então falava para si mesmo, em pensamento, que um dia teria uma decoração como aquela em sua casa.
“Depois de 20 anos, quando comecei a trabalhar, conquistei meu dinheiro e comecei a comprar. Tive o primeiro presépio, que era muito pequeno, depois comprei o maiorzinho e hoje eu estou com esse presépio grandão que eu enfeito na varanda da minha casa e comecei a decorar a frente da casa toda”, relata.
Cavassani é restaurador de imagens sacras e conta que as visitações em sua casa começaram por acaso há cerca de sete anos, quando seus vizinhos tiveram interesse e depois contaram para outras pessoas sobre a atração. Ele, que desde pequeno é ligado à religião, viu, então, uma oportunidade de também evangelizar.
“Quando eu coloquei o presépio na varanda, os vizinhos começaram a ir lá ver. Depois um falava para o outro, porque Itajobi é uma cidade pequena, de 15 mil habitantes, então o pessoal fica sabendo rápido das coisas, e de repente um falou para o outro que o pessoal do outro lado da cidade começou a querer ver, sem eu divulgar. Depois que eu vi que começava a vir bastante gente, eu comecei a divulgar na internet, porque isso também é uma forma de evangelizar. Anunciar o presépio, o nascimento de Cristo, é evangelizar”, comenta.
ENCANTO DO NATAL
A recepção dos moradores de Itajobi não poderia ser melhor. Segundo Cavassani, o sentimento principal é de encantamento. “Tem alguns que até choram. Muitas pessoas mais idosas recordam da sua época e têm sempre uma história com valor sentimental. As pessoas se encantam, ficam felizes e me parabenizam. É uma coisa tão gratificante que é até difícil de explicar”, diz.
Na parte da frente de sua casa é onde fica a atração principal da decoração natalina: o presépio. Ele colocou ainda uma árvore de Natal ao lado para representar o nascimento de Cristo. Ao lado tem um trenó do Papai Noel, que é uma parte mais do encanto do Natal, segundo o dono da casa.
Na primeira sala do imóvel há outra árvore grande de Natal, onde ele colocou um trenzinho que anda de verdade para representar também os filmes antigos de Natal que passavam na televisão.
“É tudo uma fantasia, um sonho, com o Papai Noel chegando de trenzinho. Então tem três ambientes, um com a parte religiosa que é o presépio, a parte dos presentes, que é o trenó, e a parte do encanto que é a linha férrea com a árvore de natal gigante em cima”, explica Cavassani.
Apesar de seu esforço anual em enfeitar sua casa e levar a magia do Natal e do nascimento de Jesus aos moradores da cidade, ele ainda vê que essa tradição está, aos poucos, caindo no esquecimento.
“Principalmente os presépios. Eu falo sempre para as pessoas que quem tem o presépio em casa busque montar, para não deixar essa tradição morrer, porque o primeiro significado do Natal é o nascimento de Cristo e hoje em dia poucas pessoas falam isso. Enquanto Deus continuar me dando saúde vou continuar montando o presépio e decorando minha casa”, garante Cavassani, que ainda instrui as pessoas a ensinarem os mais novos sobre a tradição natalina em sua essência.
Autor