Casa dos Conselhos ocupará salas que foram utilizadas pela Dell’arte no Nosso Teto
Prefeitura chegou a anunciar Polo de Atividades Culturais, mas confirmou nova destinação
Foto: ARQUIVO/DELL’ARTE - Nova área que a Casa dos Conselhos deverá assumir possui sala grande, que era utilizada como teatro
Por Guilherme Gandini | 03 de junho, 2022
 

A Prefeitura de Catanduva confirmou ao Jornal O Regional que as salas que eram ocupadas pela Associação Dell’arte, no prédio do Nosso Teto, serão utilizadas pela Casa dos Conselhos. A informação vazou durante reunião do Conselho de Políticas Culturais, o que levou a reportagem a questionar o Executivo sobre o tema. Antes, o espaço seria destinado a um polo cultural.  

“O espaço será utilizado pela Casa dos Conselhos. A Secretaria de Assistência Social possui sete conselhos vinculados, esses conselhos realizam atividades rotineiras, como por exemplo, reuniões, palestras, conferências, fóruns, entre outros. Por essa razão os Conselhos utilizarão esse espaço para suas atividades”, informou, em nota, a Assessoria de Comunicação Social.  

Segundo o órgão, o local é parte integrante de dois prédios públicos administrados pela política de assistência social – já que no mesmo edifício funciona, além da Casa dos Conselhos, o CRAS Nosso Teto. “Por esse motivo também se considerou adequado que os conselhos de direitos utilizem o espaço para suas atividades”, completou.  

A solicitação para uso do espaço, conforme a Prefeitura, partiu dos próprios conselheiros. A nova área que a Casa dos Conselhos deverá assumir é composta por uma sala bastante grande, que era utilizada como teatro pela Dell’arte, e outra sala menor, além de um banheiro. O local tem acesso próprio externo, mas é integrado ao restante do prédio por dentro.  

NOVO RUMO  

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) declarou ao Jornal O Regional, na edição de 22 de fevereiro, depois de questionado sobre o “despejo” da Associação Dell’arte, que o local seria transformado em um Polo de Atividades Culturais. A ideia, naquele momento, seria lançar um edital.  

“A decisão foi tomada diante da necessidade de expandir as atividades no local, que inclui o projeto de descentralização das oficinas culturais, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura”, justificou o prefeito, na ocasião, anunciando o edital para utilização compartilhada.  

DESPEJO  

A Prefeitura de Catanduva revogou a permissão dada à Associação Dell’arte para utilização do imóvel público localizado no Nosso Teto em fevereiro. O decreto foi publicado no Diário Oficial sem aviso prévio à entidade, que ocupava o espaço há 11 anos.   

“Destruíram um equipamento de Cultura e mandaram os jovens para fora. Nem CMDCA e nem Conselho da Cultura se manifestaram”, critica o presidente Rafael Back, que entregou as chaves do local ao final daquele mês. A Dell’arte permanece sem sede até hoje. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Saúde confirma compra de repelentes para 400 gestantes
Por Stella Vicente | 19 de abril de 2024
Conselho de Saúde se reúne para deliberar contratos e futura eleição
Por Guilherme Gandini | 18 de abril de 2024
Programa de alfabetização envolve mais de 1,5 mil alunos