Cartórios podem regularizar CPFs de dependentes para o Imposto de Renda
Mais de 480 unidades em todo o estado, uma delas em Catanduva, realizam a inscrição da 1ª via e a emissão de 2ª via desses documentos
Foto: REPRODUÇÃO/GOOGLE - Cartório do Registro Civil é um dos 482 de São Paulo credenciados para o serviço
Por Da Reportagem Local | 01 de maio, 2022
 

Pais que desejam incluir dependentes (filhos, pais, cônjuges, outros familiares) em sua declaração completa de Imposto de Renda (IR) 2022 e garantir uma restituição de até R 2.275,08 já podem contar com mais de 480 Cartórios de Registro Civil, presentes em diversos municípios do estado de São Paulo, para a inscrição da 1ª via do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) --não existe idade mínima para ter um CPF - ou mesmo a emissão de 2ª via desse documento para quem precisa. 

Desde o ano passado, em razão da edição da Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil em Ofícios da Cidadania, e de uma parceria firmada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) com a Receita Federal do Brasil, todas as unidades estão autorizadas a fazer a inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).  

 Para realizar o ato nos 482 Cartórios de São Paulo credenciados - um deles está em Catanduva, na rua Alagoas, 769 - é necessário apresentar (1) a certidão de nascimento original da criança, (2) o documento de identificação do responsável (pai ou mãe) no original também (RG e CPF), (3) se a criança já tiver RG também no original, (4) comprovante de endereço no original do responsável, além do comparecimento do pai ou mãe para fazer a requisição. 

 “É mais um serviço importante que os Cartórios passaram a prestar para a população, tanto nas grandes cidades, onde os deslocamentos trazem dificuldade em um momento onde as pessoas precisam ficar em casa, mas também nos pequenos municípios, que muitas vezes não dispõem de outros postos públicos, mas tem sempre o Cartório que faz os nascimentos, casamentos e óbitos, e que agora emite as primeiras e segundas vias de CPFs também”, explica o presidente da Arpen-Brasil e vice-presidente da Arpen/SP, Gustavo Renato Fiscarelli. 

 A regularização do CPF pelos Cartórios possibilita que os pais dos menores possam inclusive regularizar ou emitir os documentos de seus filhos, uma vez que permite ao cidadão sair da unidade já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online pelo site RegistroCivil mediante entrega de login/senha ao cidadão. O prazo final para declarar o IR é 31 de maio. 

 Para que seja possível realizar os serviços, os Cartórios de Registro Civil cobram tarifa de conveniência no valor de R$ 7 a quem solicitar o serviço. Já os principais serviços relacionados ao CPF em cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito. Desde 2017, o número é emitido gratuitamente no ato do registro de nascimento da criança. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Homem procura irmãs gêmeas e última pista obtida é em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Proprietário de supermercado doa ovos de Páscoa para pacientes do HCC