
Os cartórios eleitorais do estado de São Paulo voltam a atender ao público de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas, neste mês de fevereiro, após funcionamento em expediente reduzido em janeiro, conforme a Portaria TRE-SP nº 323/2024. Em Catanduva, o cartório da 40ª Zona Eleitoral funciona na rua 7 de Fevereiro, 885; já a 179ª Zona Eleitoral, na rua Teresina, 333.
Todos os serviços eleitorais estão disponíveis na página de Autoatendimento Eleitoral no site https://www.tse.jus.br, mas quem precisar de atendimento presencial deve fazer agendamento prévio para escolher data e horário de comparecimento ao cartório.
Quem não votou e não justificou voto nas eleições de 2024 deve pagar multa no valor de R$ 3,51 para cada turno. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas é obtida no Autoatendimento (opção Débito Eleitoral) e pode ser paga por Pix ou cartão de crédito.
Já para quem precisa tirar o título, a Justiça Eleitoral recomenda o atendimento presencial, devido à necessidade da coleta da biometria. É preciso levar um documento de identificação e um comprovante de residência dos últimos três meses. Pessoas do gênero masculino maiores de 18 anos devem levar o certificado de quitação do serviço militar.
Concluído o processo com sucesso, o título impresso poderá ser entregue ao solicitante. Posteriormente, o documento também poderá ser baixado pelo aplicativo e-Título.
Por fim, a eleitora ou o eleitor que deseja trocar o local de votação para a próxima eleição deve acessar o Autoatendimento Eleitoral e selecionar a opção 3. É possível solicitar mudança para outro local de votação no mesmo município ou a transferência para outra cidade. Finalizado o atendimento virtual, deve-se aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral.
Autor
