Cartório Eleitoral precisa de 1,2 mil mesários voluntários para as Eleições de 2022
Interessados devem preencher formulário no site do TRE e participar da seletiva
Foto: TRE/MS - Mesários têm direito a dois dias de folga por dia trabalhado nas Eleições
Por Guilherme Gandini | 20 de março, 2022

O Cartório Eleitoral de Catanduva, da 40ª Zona Eleitoral, está com inscrições abertas para o programa de Mesário Voluntário para as Eleições 2022. Este ano, serão necessárias mais de 1,2 mil pessoas, entre mesários e representantes do Juízo, para trabalhar nos dias de votação.

Para o chefe do cartório local, Marcelo Micena, dada à grandiosidade do processo, é impossível fazer as eleições sem apoio da comunidade, que é representada justamente pelos mesários.

“O desafio logístico de se fazer uma eleição em Catanduva é muito grande. Nós temos quase 90 mil eleitores, que são distribuídos em mais de 30 locais de votação. Só de urnas eletrônicas, serão quase 300. Então perceba como os números são expressivos em tudo”, aponta.

Ele comenta que os mesários são pessoas comuns da sociedade, comerciantes, enfermeiros, bancários, servidores públicos, trabalhadores da indústria, entre outros. “Toda a sociedade pode participar, inclusive é desejável que seja assim, porque o mesário exerce o papel de fiscalização nas eleições, é a própria sociedade participando e fiscalizando.”

Neste sentido, diz Micena, está em andamento a seleção e recrutamento de mesários, conforme critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral. Depois, os selecionados passarão por treinamento.

Os interessados devem fazer a inscrição em www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesario/ficha-de-inscricao ou, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp (17) 3523-9632. Os aprovados na seletiva serão contatos pela equipe do Cartório para orientar os próximos passos.

No ato da inscrição, será necessário informar o número do título eleitoral, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. Também é possível fazer o procedimento por meio do aplicativo e-Título.

“A missão da Justiça Eleitoral brasileira é garantir a legitimidade do processo eleitoral, através do voto direto, secreto e universal. Para atingirmos nosso objetivo, é imprescindível esse apoio da sociedade. São 1,2 mil pessoas em Catanduva, um contingente muito grande”, salienta.

REGRAS

Qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, seja voluntário, seja convocado. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

VANTAGENS

Além da atuar para o fortalecimento da democracia, os mesários são recompensados com dois dias de folga em seu emprego por dia de trabalho nas eleições, incluindo o treinamento. Além disso, a atuação pode servir como critério de desempate em concursos públicos, em casos previstos no edital.

O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se sua universidade for conveniada com o TRE local.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Câmara aprova projeto que reduz taxa de esgoto; vereadores comemoram
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Poupatempo fecha no feriado, mas funciona sábado
Por Da Reportagem Local | 27 de março de 2024
Justiça concede medida protetiva a estudante após denúncia de racismo e agressões