Cartório Eleitoral faz plantão especial neste final de semana para cadastro de eleitores
Unidade estará aberta no sábado e domingo, das 12h às 17h, para atender população
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil - Eleitores que tiveram títulos cancelados em 2018 podem regularizá-los até dia 4
Por Guilherme Gandini | 29 de abril, 2022
 

Os preparativos para as eleições continuam a pleno vapor no Cartório Eleitoral de Catanduva. Nesta etapa, o foco total está no fechamento do cadastro de eleitores, que acontecerá no dia 4 de maio. Então a data, quem ainda não tem título poderá fazer a primeira via e, quem já possui, poderá realizar a transferência de local de votação ou mesmo a mudança de cidade.

Além disso, aqueles eleitores que tiveram os títulos cancelados no ano de 2018 e ainda não fizeram a regularização, poderão fazê-lo até o dia 4 de maio. 

O Cartório Eleitoral estará aberto neste final de semana, sábado e domingo, das 12 às 17 horas, para atender aquelas pessoas que não têm condições de comparecer durante a semana. 

Nosso atendimento também está disponível 24 horas por dia na internet, através do autoatendimento do eleitor. Pela internet o eleitor também pode fazer a primeira via do título, transferência de cidade, transferência de local de votação e também a regularização por ausência do cadastramento biométrico em 2018. 

Fazemos mais uma vez o apelo para que as pessoas não deixem, em hipótese alguma, para fazer isso no último dia, pois sempre há filas, aglomeração, sobrecarga no sistema, enfim, toda sorte de transtornos acontece no último dia. 

FAKE NEWS 

O Cartório Eleitoral reforça o alerta para que os eleitores não sejam enganados por boatos ou fake news. Informação falsa que circula nas redes sociais diz que a Justiça Eleitoral estaria cancelando o título de eleitores com mais de 70 anos. Na realidade, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos.  

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no Código Eleitoral para eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a multa. Com a decisão, os que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente no pleito deste ano.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Câmara aprova projeto que reduz taxa de esgoto; vereadores comemoram
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Poupatempo fecha no feriado, mas funciona sábado
Por Da Reportagem Local | 27 de março de 2024
Justiça concede medida protetiva a estudante após denúncia de racismo e agressões