Carteirinha para pessoas autistas pode ser solicitada via internet
Grupo de Mães TEApoio comemora atendimento prioritário em serviços públicos e privados
Foto: REPRODUÇÃO - Prefeitura diz que Ciptea vai facilitar a identificação das pessoas com TEA
Por Guilherme Gandini | 07 de julho, 2022
 
 

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Ciptea já pode ser solicitada em Catanduva. O formulário está disponível no site www.catanduva.sp.gov.br. Feito o cadastro, o documento será emitido pela Coordenadoria de Inclusão Social e entregue ao responsável em sete dias. O benefício segue o previsto na Lei Federal nº 13.977/2020.  

De acordo com o Grupo de Mães TEApoio, a carteirinha representa garantia de atenção integral, prioridade nos atendimentos e acessos aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Outra vantagem é quantificar essas crianças para pleitear políticas públicas necessárias”, frisa Cláudia Vaz de Lima, fundadora do grupo.  

Mãe do Lorenzo, de 10 anos, diagnosticado aos 3 anos e meio como autista grau 1, Cláudia criou o grupo no Whatsapp em 2019, com intuito de ajudar outras mães com sua experiência. “Em 2020, fundei o Grupo de Mães TEApoio, com objetivo de buscar junto aos órgãos responsáveis o cumprimentos dos direitos de pessoas com TEA, o Transtorno do Espectro do Autismo.” 

Ela administra o grupo de apoio que soma 60 integrantes, com mães ativamente organizadas na luta. “Estamos lutando por uma Catanduva mais inclusiva para nossa comunidade autista. Não vamos parar até fazer da nossa cidade uma referência em tratamento do autismo.”  

De acordo com a Prefeitura, a carteirinha vai facilitar a identificação e garantir prioridade no atendimento em serviços públicos, dentre eles, os de saúde. Após a retirada da Ciptea, o responsável deverá colocar uma foto 3x4 do portador do TEA no documento e plastificá-lo. 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci