Cartão de estacionamento para idoso vale para quem não tem CNH
Documento, válido em todo o país, é concedido mesmo a quem não dirige
Foto: DIVULGAÇÃO - Titular poderá utilizar o cartão mesmo não habilitado ou proprietário
Por Da Reportagem Local | 07 de maio, 2022
 

Você sabia que qualquer cidadão com 60 anos ou mais pode solicitar de forma gratuita o cartão especial de estacionamento para idoso? O documento, válido em todo o território nacional, é concedido mesmo àqueles que não possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que andam somente como passageiro. Assim, o titular poderá utilizar o cartão em qualquer veículo, mesmo não sendo habilitado ou proprietário. 

De acordo com o Detran.SP, o município de Catanduva está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT e a solicitação deve ser feita exclusivamente na prefeitura.

“É importante que o cartão seja somente utilizado em espaços localizados em vias e logradouros públicos ou em estacionamentos privados de uso coletivo, como shoppings, supermercados, hospitais, bancos, entre outros, devidamente sinalizadas com a inscrição: Idoso”, informa. 

O motorista que estacionar o veículo nas vagas reservadas para idosos, sem a credencial que comprove a permissão especial sobre o painel do carro com parte da frente voltada para cima, poderá ser penalizado com infração gravíssima de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47 e remoção do veículo. 

 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas