
O carnaval tomou conta da rotina dos pacientes do Hospital de Câncer de Catanduva/HCC e do Hospital Emílio Carlos na semana passada, antecedendo a folia. Ao som das tradicionais marchinhas e fantasias coloridas, a banda “Os Amigos do Barão” e os Voluntários do Bem espalharam música e alegria pelos setores de Radioterapia, Quimioterapia, Ambulatórios e alas de internação.
Colaboradores e pacientes entraram no clima, cantando e dançando enquanto a banda passava. A iniciativa, já tradição, é parte do trabalho voluntário que busca levar bem-estar e acolhimento aos pacientes.
“Nosso objetivo é tornar a jornada dos pacientes mais leve, levando alegria e esperança. Acreditamos que pequenas ações, feitas com amor, podem transformar o dia, o mês ou até o ano na vida dessas pessoas”, destacou Silene Favali, representante do grupo Voluntários do Bem.
REFEITÓRIO
O tema carnavalesco também tomou conta do refeitório do Hospital Padre Albino, graças à tradicional ação promovida pelo Serviço de Humanização. O ambiente foi especialmente decorado para a ocasião, trazendo cores vibrantes e adereços típicos da festa mais animada do Brasil. Além da ambientação, os colaboradores do setor também entraram no clima, utilizando máscaras e acessórios temáticos.
A iniciativa foi além da decoração: os alimentos servidos ganharam toque especial, com apresentações coloridas e enfeitadas, tornando a refeição mais convidativa. “O Carnaval é festa que agrega as pessoas. Geralmente elas saem às ruas para festejar a data. Nosso trabalho é proporcionar um pouco desse clima para os colaboradores, que muitas vezes estão de plantão e não podem aproveitar a festa”, explica Gabriela de Freitas, nutricionista e integrante do Serviço de Humanização do HPA.
Autor
