Carnaval aquece mercado dos pequenos negócios na região
Projeções positivas animam Gustavo Pena, do setor de alimentação; já Thaine Marazzi lamenta falta de festa popular
Foto: Arquivo Pessoal - Thaine Marazzi projeta vendas e locações de acessórios durante o Carnaval
Por Guilherme Gandini | 30 de janeiro, 2024

Um dos períodos que mais movimentam a economia do país, com impacto sobre diversos setores, está chegando. Foliões já começam a pesquisar produtos e serviços para curtir o Carnaval, que em 2024 vai acontecer na primeira quinzena de fevereiro. Para quem empreende, o momento é de faturar mais e, até mesmo, expandir os negócios.

Em 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a folia movimentou mais de R$ 8 bilhões no país. No próximo mês, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta faturamento até 15% superior ao do ano passado.

Em Catanduva, o empresário e vice-presidente da Associação Alimentação Forte, Gustavo Pena, se diz animado com as projeções positivas que a festa popular sinaliza.

“O feriado de Carnaval traz benefícios para o comércio local, muitas pessoas vêm da capital, de grandes centros, para visitar as famílias. Por mais que Catanduva não tenha hoje uma festa tradicional de Carnaval, muitas pessoas ainda vêm para a cidade, e por conta do feriado prolongado, o comércio noturno acaba aquecendo e trazendo mais faturamento”, diz.

A geração de empregos também fica aquecida com as vagas temporárias. Cozinheiros, profissionais de limpeza, animadores, entre outros, são funções com maior demanda no país. Para os pequenos negócios, o período é sinônimo de oportunidades. Microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) também querem lucrar mais.

A empresária Thaine de Cassia Marazzi, que atua no segmento de fantasias há 6 anos, diz que o Carnaval tem caráter lúdico, pois motiva brincadeiras entre amigos e em festas. Hoje em dia, segundo ela, o principal público são as crianças – que usam as fantasias nas escolas. Para o mês que vem, as locações e vendas devem se basear mais em acessórios para a folia.

Ela diz que, se houvesse grande festa popular na cidade, a demanda seria maior. “Onde tem desfile e escolas de samba, a adesão às fantasias é maior”, garante a empreendedora, que indica que, junto ao Carnaval, as datas de maior movimento são as Festas Juninas, Halloween e Natal.

RECOMENDAÇÕES

O Sincomercio de Catanduva elencou as principais datas comemorativas do primeiro semestre de 2024 e maneiras de os comerciantes usarem essas ocasiões ao seu favor, alavancando vendas e prospectando novos clientes. O objetivo é fazer com que possam planejar ações efetivas para cada mês do ano. Com relação a fevereiro, claro, o Carnaval é citado como um destaque.

“É importante que sua empresa aproveite as datas comemorativas, decore a loja com os temas e faça a divulgação nas redes sociais, atraindo o cliente, mesmo que você não tenha produtos diretamente ligados à data”, pontua o presidente Ivo Pinfildi Júnior, que sugere o uso de datas menos lembradas pelo comércio, como, por exemplo, o dia dos Médicos e dos Professores.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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