A Caravana Sangue Bom se uniu mais uma vez em prol da doação de sangue no Hemonúcleo de Catanduva. O grupo de Elisiário é liderado pelo advogado Ricardo Ferraz, que reúne um número expressivo de moradores da cidade para realizarem a ação ao longo do período da campanha e, principalmente, no chamado Dia D, que este ano será no dia 3 de dezembro.
Ricardo conta que a iniciativa é promovida todo final de ano, um período com número crítico de doadores. Em 2022, a caravana chega a sua 10ª edição, e teve início mais cedo neste ano por conta da escassez de doações.
“A gente abre a caravana sempre no Dia Nacional do Doador de Sangue, que é no dia 25 de novembro e eu estendo até o dia 25 de dezembro, então a gente fica um mês [com a campanha]. Porém esse ano, em razão até das necessidades do Hemonúcleo, eu abri do dia 16 de novembro ao dia 25 de novembro, englobando também o dia 25 de novembro, que é o Dia do Doador”, explica Ricardo.
O objetivo de toda mobilização, segundo o advogado, é levar o maior número de pessoas possíveis para doarem sangue. Por esse motivo, promovem o chamado Dia D, onde se unem em uma caravana, literalmente, e fazem o transporte das pessoas de Elisiário à Catanduva em um dia específico, já que muitos não conseguem em outras ocasiões.
“Escolhemos um sábado, que vai todo mundo e o pessoal vai uniformizado. Esse ano o Dia D será no dia 3 de dezembro. Esse dia é quando vai o maior número de pessoas, mas a caravana tem vários doadores que já foram e estamos precisando do maior número possível de pessoas e da colaboração para divulgação”, destaca Ricardo, que ainda convida todos os interessados em colaborar com a causa a doarem também.
O Hemonúcleo Catanduva está localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas e o telefone para contato é o (17) 3522-7722.
Autor