A Caravana Sangue Bom, de Elisiário, reuniu-se neste sábado, dia 3, para o chamado Dia D, em que várias pessoas da cidade vêm até o Hemonúcleo de Catanduva realizar a doação de sangue. A 10ª campanha do grupo segue até o dia 15 de dezembro e tem como objetivo aumentar o estoque de sangue, que no final de ano tende a ficar em estado crítico.
Segundo Ricardo Ferraz, responsável pela iniciativa, cerca de 120 pessoas participaram da ação da Caravana Sangue Bom neste ano. Grande parte delas se reuniu neste sábado, dia 3, quando foi promovido o chamado Dia D, onde um grupo de pessoas vêm diretamente de Elisiário para realizar a doação. "É o dia em que nós vamos em caravana mesmo, todo mundo uniformizado [com a camiseta do grupo]", explica.
Ele ainda ressalta que é de extrema importância que as pessoas se sensibilizem e façam também a doação de sangue. "A campanha é feita estrategicamente no final de ano porque é uma época em que os hemonúcleos têm poucos doadores e falta de sangue. Em razão das festas e férias o pessoal acaba não vindo doar. Mas a vida não vê isso, quem precisa do sangue precisa naquele momento", afirma Ricardo.
O líder do grupo pede para que outras pessoas também se mobilizem, assim como fizeram, a fim de colaborar com os hemonúcleos de toda a região que, de acordo com informações obtidas por ele em uma reunião no Hospital de Base de Rio Preto, estão passando por necessidade quanto às doações.
Marcos Bueno foi um dos doadores que estiveram com a Caravana Sangue Bom neste sábado, no Dia D, e conta que foram doar sangue porque sabem da importância que é salvar vidas. "Para as pessoas que precisam do sangue isso faz a diferença. É muito importante cada dia mais mobilizar outras pessoas a estarem participando, pois temos a consciência da falta que está fazendo, do pouco número de pessoas doando, e nós precisamos aumentar cada dia mais", diz.
Aos interessados em colaborar, o Hemonúcleo Catanduva está localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas e o telefone para contato é o (17) 3522-7722.
Autor