O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou na quinta-feira, 21, a Caravana da Mobilização, com a participação de lideranças da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec-CUT/SP) e dos sindicatos de Araraquara e Barretos.
Com o mote #BoraGanharEsseJogo, a ação foi um chamado público para reforçar a importância do engajamento da categoria na luta para garantir a renovação dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e obter vitória nas negociações com os bancos.
Com parada nas principais agências centrais da cidade, os dirigentes sindicais também dialogaram com a população, denunciando a exploração dos clientes e usuários dos serviços bancários por meio de juros exorbitantes e a precarização do atendimento.
“A superlotação e as filas nas agências evidenciam a política de redução de custos colocada em prática pelos bancos, que seguem lucrando bilhões às custas de demissões de pais e mães de família. Com a falta de funcionários nas agências, o atendimento fica comprometido. Os bancários que permanecem estão sobrecarregados com o acúmulo de funções, adoecendo fisicamente e mentalmente”, critica o presidente do sindicato, Roberto Vicentim.
Ele frisa que a Campanha Nacional dos Bancários não se limita a questões salariais, mas também à conjuntura social do país. “O Brasil passa por um momento crítico, uma crise socioeconômica muito grave, na qual os bancos ao invés de fazerem a parte deles, já que são uma concessão pública, fazem totalmente o inverso: geram muitas demissões e têm juros altíssimos.”
A Caravana dos Bancários da Fetec-CUT/SP segue nesta sexta-feira, 22, para Araraquara, com o apoio e a participação do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região nas atividades.
Autor