A última sexta-feira, 4, foi marcada pelo início dos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) na cidade de Itajobi. Na ocasião, estiveram presentes os representantes da gestão municipal, gestores e técnicos da saúde dos municípios e a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc), que vai operacionalizar a nova unidade.
O Caps I atenderá os usuários dos municípios de Itajobi, Marapoama e Elisiário. As atividades para organização do serviço ocorreram antes do início dos atendimentos. Os profissionais passaram por capacitações sobre o funcionamento do serviço, realizaram reuniões de matriciamento com as equipes de Atenção Básica dos três municípios, além da construção dos fluxos de atendimentos e elaboração dos protocolos.
Segundo o Consirc, o processo teve início no mês de outubro e no último dia 31 o Caps I já estava disponível para acolhimento e atendimentos dos usuários.
O objetivo é ofertar atendimentos às pessoas que apresentam sofrimentos e transtornos mentais, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias. O serviço conta com equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogos, assistente social e artesão voltados para a assistência dos usuários de forma acolhedora.
Além disso, disponibilizará à população atendimentos de forma individualizada, atividades em grupo, oficinas terapêuticas, grupos de assistência social, além de outras ações que serão desenvolvidas de acordo com a demanda e os projetos terapêuticos singulares.
A estrutura física contempla consultórios, sala de medicação, recepção, sanitários, copa e sala de convivência, além de um espaço externo onde serão desenvolvidas as oficinas e atividades terapêuticas.
No evento que marcou o início das atividades, os representantes dos municípios enfatizaram e destacaram a importância do Caps na assistência e acompanhamento dos usuários.
A diretora administrativa do Consirc, Viviane Palma, destacou a importância do serviço para a região. “A conquista representa um marco e uma evolução nos atendimentos em saúde mental dos pacientes dos municípios de Elisiário, Marapoama e Itajobi”, disse.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) está localizado na rua Said Farhat n° 335, no Centro, na cidade de Itajobi. O horário de atendimento é das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Autor