Capela São Bento prepara série de celebrações em homenagem ao patrono
A programação completa conta com o tradicional Tríduo, Quermesse, Missa e Procissão a partir desta sexta-feira
Foto: DIVULGAÇÃO - Capela de São Bento foi a segunda igreja construída em Catanduva, depois que Padre Albino concluiu a Igreja Matriz
Por Da Reportagem Local | 08 de julho, 2022
A Capela de São Bento, a segunda igreja construída em Catanduva, quando Padre Albino, depois de construir a Igreja Matriz, viu a necessidade da região de ter um local para orações, estará em festa a partir desta sexta-feira, dia 8. Será o início do Tríduo de São Bento, com três dias de orações que preparam a comunidade para celebrar, com ardor, a festa de seu patrono.
Um dos santos mais tradicionais da Igreja Católica e considerado o “Pai dos Monges”, o padroeiro da Capela São Bento, situada na Vila Motta, foi fundador da Ordem dos Beneditinos e caminhou por toda a Europa evangelizando e fundando mosteiros. Em sua imagem, é possível observar três itens: a taça, o livro e o cajado. Todos possuem um significado.
A taça, por exemplo, representa um momento importante na história de São Bento, que, ao lidar com religiosos que viviam de poucos sacrifícios e orações, tentou mudar estes hábitos. Estes monges, no entanto, não aceitaram muito bem e colocaram veneno na taça que ele usaria para beber. São Bento, então, rezou e abençoou a bebida antes de consumi-la, e a taça quebrou, revelando a intenção daqueles homens.
Em busca de festejar este notório Santo, que dá nome à Capela, padre Jonas da Silva Pimentel, juntamente da comunidade, preparou uma série de comemorações.
“Depois de dois anos de pandemia, onde não pudemos realizar todas as atividades, pudemos recomeçar com a Quermesse, que é muito tradicional e o pessoal do bairro participa muito. É um momento de confraternização da comunidade, mas também uma forma de angariar fundos para manutenção do templo, do espaço e de todas as melhorias necessárias”, conta padre Jonas.
Segundo o pároco, o Tríduo de São Bento tem a missão de invocar São Bento para evitar as investidas do mal. “A medalha de São Bento traz essa inscrição, de 'A Cruz Sagrada Seja Minha Luz’. Há tantas investidas do mal, que tentam desviar os corações para os vícios, para a droga, para violência, para o ódio. E nós invocamos São Bento para essa luta: para que nenhuma marca do mal habite em nós”, diz.
Os eventos têm início hoje, dia 8, com o Tríduo de São Bento, e se encerram na segunda-feira, dia 11, Dia de São Bento, com a Missa e Procissão em louvor ao santo.
Tríduo de São Bento
8 a 10 de julho
Sexta-feira, dia 8, às 19h30
Sábado, dia 9, às 19h
Domingo, dia 10, às 7h
Quermesse do Padroeiro
9 de julho, às 20h
Show de Prêmios
Pastel, frango e churrasco
Festa de São Bento (Missa e Procissão)
11 de julho, às 19h30
Autor
Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci