Campeonato de Robôs da Fatec acontece sexta-feira na Estação Cultura
Evento reúne alunos do curso de Automação Industrial, que demonstram seus projetos em desenvolvimento
Crédito: Divulgação - A competição tem regras quanto tamanho, peso e funcionamento via bateria
Por Stella Vicente | 22 de novembro, 2023

O Campeonato de Robôs da Fatec Catanduva acontece nesta sexta-feira, dia 24, na Estação Cultura, a partir das 19 horas. O evento, que é aberto a toda a comunidade, reúne alunos do curso de Automação Industrial, que demonstram seus projetos em desenvolvimento.

O professor Gilson José da Silva, coordenador do curso, explica que este campeonato tem como objetivo estimular os alunos a desenvolverem os conhecimentos adquiridos nas aulas de forma prática. “Eles podem integrar vários conhecimentos como tecnologia robótica, eletrônica, eletricidade, programação, entre outras disciplinas e conhecimentos que são necessários para poder desenvolver um robô”, diz.

Ele ainda conta que a competição acontece entre dois robôs, que são colocados em um tablado e disputam entre si. Os robôs vencedores permanecem até os dois melhores serem definidos e se enfrentarem na final. Há uma contagem de tempo em que os alunos controlam os seus projetos via aplicativo e via remoto pelo celular. O último robô a permanecer sobre o tablado será o campeão.

Ainda são estabelecidas regras básicas quanto ao peso, que é no máximo de 5 Kg, dimensão, de 40 x 40 cm, além de ser necessário ter energia por bateria, visto que manter os robôs ligados na tomada poderia ocasionar um acidente elétrico.

“A expectativa é ter cerca de 15 a 20 robôs participando. São todos alunos do curso de Automação Industrial e também aqueles que queiram participar. Eles desenvolvem os seus projetos em grupos e vão para competição e nós desenvolvemos isso junto com eles. É um evento bacana porque fica uma torcida para quem vai ganhar e que vai avançando nas fases, vira uma festa”, conta o professor Gilson.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região