Aconteceu neste último sábado, dia 15, o Campeonato Catanduvense de Xadrez – “Memorial Fernando Pigon” – na sede da Inclusão Social de Catanduva. O torneio reuniu 70 enxadristas em 12 categorias de acordo com a faixa etária: Sub-8 anos, Sub-10, Sub-12, Sub-15, Sub-18 e Livre; todas nos naipes feminino e masculino. Na ocasião, prestou-se homenagem a um grande enxadrista da cidade, Fernando Pigon.
O jovem Breno D'Alkmin Pereira da Silva, de apenas 15 anos, foi o campeão absoluto da competição, com 5 vitórias em 5 rodadas possíveis, seguido de Gleison Begalli Rocha (2° lugar) e Fábio Henrique Cordon (3° lugar).
No Feminino Adulto a atleta Luísa Righini ficou com 1° lugar, seguida de Victória Hiorrana de Souza (2° lugar) e Lis Paula Soares (3° lugar).
OUTROS DESTAQUES
Na categoria Sub-18 Masculino, Luan Souza Paulo ficou com a 1ª colocação, seguido de João Miguel La Justicia (2° lugar) e Adrian Soares da Silva (3° Lugar). Já no Feminino, Nicolly de Souza foi a grande campeã.
Na categoria Sub-15 Masculino, Rubens Bottós Neto ficou com o 1° lugar, seguido de Luiz Miguel Mello da Silva (2° lugar) e Gabryel Boff (3° lugar). Já no Feminino, Noemi Oliveira foi a grande campeão, seguida de Pietra Bottos (2° lugar) e Rafaela Pagane Souza (3° lugar). No Sub-12 Masculino, Vinicius Leite ficou em 1° lugar, seguido de Benicio Trida (2° lugar), Rafael Mendes (3° lugar). Enquanto no Feminino, Samantha Revejes ficou em 1° lugar, seguida Ana Letícia Lamanna (2° lugar) e Adriele Martins (3° lugar).
No Sub-10 Masculino, Davi Lucas Mello ficou em 1° lugar, seguido de Antônio Martins (2° lugar) e Rafael Mendes (3° lugar). Enquanto no Feminino, Ana Helena Zillo ficou em 1° lugar, seguida de Beatriz Bragaroli Pereira (2° lugar), Catarina Carminatti (3° lugar).
No Sub-8 Masculino: Miguel Cervantes ficou em 1° lugar, seguido de Felipe Curan (2° Lugar) e Gabriel Cacciari (3° Lugar). No Feminino, a vencedora foi Rafaela D’Alkmin, seguida de Carolina Carminatti (2° lugar) e Ana Laura Campi (3° lugar).
O evento contou com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e do deputado federal Luiz Carlos Motta. Foi ofertado R$ 1 mil em prêmios aos Adultos, além de jogos de peças e livros para os primeiros colocados nas categorias Menores. Os três primeiros de cada categoria receberam troféus.
O professor de xadrez e organizador, Silvio Haruo Shiroma, parabenizou os atletas catanduvenses pelos resultados obtidos. Agora os enxadristas da cidade preparam-se para a 1ª etapa da Superliga de Xadrez 2023, a ser disputada no SESC de São José do Rio Preto no dia 29 de abril.
Autor