A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma série de atividades dentro da campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. A proposta é ampliar o diálogo sobre saúde mental e estimular a população a buscar apoio, reforçando que cuidar da mente também é cuidar da vida.
No dia 17 de setembro, o Teatro Municipal Aniz Pachá será palco do evento “Setembro Amarelo – Da Tela para a Vida Real”, das 19h às 21h. O encontro é direcionado a profissionais da saúde e acadêmicos, reunindo especialistas da Unifipa.
A professora doutora Marceli Cezaretto, docente de Psiquiatria, abordará o tema “Seus likes têm poder, use-os para apoiar e não para ferir”. Já o professor doutor Paulo Celso Pereira, docente de Psicologia, falará sobre “Formas de violência na era digital e suas repercussões na saúde mental”. A moderação será da professora doutora Maria Rita Braga, do curso de Enfermagem.
Os Centros de Atenção Psicossocial também terão programações especiais ao longo do mês. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade. Além de reforçar a prevenção, a campanha busca aproximar os serviços de saúde da população e estimular uma cultura de acolhimento.
No Caps II, que fica na rua Pará, 13, as atividades serão nos dias 18, das 8h30 às 11h, com coral com pacientes em frente à unidade, e 19, na mesma faixa horária, com ação na Praça da Matriz, em que serão distribuídos brindes e feitas orientações à população.
No Caps IJ – Infantojuvenil, que fica na rua Aracaju, 285, está agendado evento no dia 24, das 7h30 às 11h. Haverá orientações sobre saúde mental, com distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce. O Caps IJ atende crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico.
Já no Caps AD - Álcool e Drogas, situado na rua 13 de Maio, 1.260, a abordagem será feita no dia 26 de setembro, a partir das 9h. A programação inclui musicoterapia, aula com educadora física e auriculoterapia, além de distribuição de sachês de sementes de girassol e escalda-pés.
De acordo com a Secretaria de Saúde, além de reforçar a prevenção, a campanha busca aproximar os serviços de saúde da população e estimular uma cultura de acolhimento.
Autor