Campanha do Vila Nova teve participação de ‘catanduvense argentino’
Desempenho do time envolveu trabalho de Carlos Esteban Frontini, que deixou Buenos Aires aos 12 anos e se mudou para a Cidade Feitiço
Crédito: Divulgação - Frontini está indo para seu terceiro ano como diretor do Vila Nova
Por Da Reportagem Local | 15 de dezembro, 2023

O Vila Nova Futebol Clube, de Goiânia, fez no Brasileirão Série B de 2023 a melhor campanha da história do clube na competição. Com 61 pontos em 38 jogos, o time chegou na última rodada com chances de classificação para a Série A do Brasileirão.

O desempenho do time teve o trabalho do diretor executivo Carlos Esteban Frontini, o “catanduvense argentino” que passou sua infância e adolescência em Catanduva. Ele deixou Buenos Aires, na Argentina, aos 12 anos e mudou-se com sua família para a Cidade Feitiço. Sua mãe e seu irmão residem até hoje na cidade, no Parque Glória 3.

Frontini iniciou na extinta escolinha de futebol do Clube de Tênis Catanduva e depois foi jogar em Elisiário, onde passou a se destacar como atacante.

Em 2001, começou sua carreira profissional no Mogi Mirim. Durante sua trajetória, atuou por 36 times do Brasil, da Coréia do Sul e da Ucrânia. Encerrou sua carreira no Vila Nova, aos 39 anos, time que apostou em sua transição de jogador para diretor.

Considerado um “herói” no clube, Frontini fez gols nos históricos acessos do Vila Nova à Série B de 2013 e 2015. Se o clube está disputando o Brasileirão Série B, Frontini é um personagem de destaque e um dos responsáveis pelos acessos e permanência do time nessa divisão nacional.

O diretor destaca que a campanha do Brasileirão 2023 contou com 17 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, deixando o clube em 8º lugar entre os 20 times. O Vila Nova ficou três pontos atrás da zona de acesso. O Atlético-GO garantiu o acesso com 64 pontos. Criciúma (64 pontos), Juventude (65) e Vitória (campeão com 72 pontos) também subiram.

TERCEIRO ANO

Frontini está indo para seu terceiro ano como diretor do Vila Nova. O ex-jogador diz que a qualificação é extremamente importante para desempenhar a função. Ele finalizou recentemente o curso de Executivo de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e antes havia cursado Gestão Financeira e Gestão em Futebol.

“É possível unir a experiência da carreira dentro dos gramados com a gestão no futebol. Acredito que é importante se qualificar, mas ter passado pelo campo também é algo que ajuda no trabalho diário do clube”, comenta.

A meta para o primeiro semestre de 2024 é fazer um bom campeonato estadual e uma boa Copa Verde, buscando o título destas competições, que garantem vaga na Copa do Brasil. Depois do estadual e da Copa Verde, o clube volta a disputar o Brasileirão Série B.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Após derrota para o Sesi Araraquara, Bax recebe Sodiê Mesquita hoje
Por Stella Vicente | 27 de abril de 2024
Serrano Esporte Clube busca revanche na final da Copa Rio Preto de Futsal
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sara Nascimento e Murilo Batista brilham no Campeonato Paulista de Judô