A campanha para troca de óleo usado por novo, encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou e entregou 484 litros de óleo usado para o descarte correto no final de julho.
A iniciativa tem como finalidade recolher e dar o destino correto ao produto, que é utilizado em frituras nas casas e estabelecimentos comerciais, evitando que o mesmo seja jogado na pia, no ralo ou no lixo doméstico, podendo causar a contaminação de rios.
Além disso, quem colabora com a campanha é beneficiado economicamente, já que cada quatro litros entregues no posto de arrecadação vale uma garrafa de 900ml de óleo novo.
Todo o óleo usado arrecadado em Marapoama é encaminhado para o descarte correto através da parceria com a empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, que fornece as garrafas de óleo novo e recicla o óleo usado.
O PROJETO
A campanha de troca de óleo usado por novo em Marapoama teve início em 2017, no primeiro ano da administração do prefeito Marcio Perpetuo Augusto. De acordo com a encarregada pelo Setor de Meio Ambiente, Sônia Scaldelai, a iniciativa já se consagrou como um método inteligente e eficaz de proteger o Meio Ambiente.
“O projeto está sendo muito bom e todos os meses a colaboração da população tem sido fundamental”, disse Sônia, ao explicar que recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.
Autor