Campanha Agosto Lilás começa em Santa Adélia com ‘Beleza Itinerante’
Iniciativa tem como objetivo de promover autocuidado, autoproteção e ajudar mulheres a conhecer maneiras de superar a violência doméstica
Foto: DIVULGAÇÃO - Um dos eventos promovidos no Agosto Lilás em Santa Adélia foi o projeto Beleza Itinerante
Por Da Reportagem Local | 17 de agosto, 2022
 

A Prefeitura de Santa Adélia iniciou na semana passada o Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Um dos objetivos é trazer a perspectiva não somente de a mulher conhecer as maneiras de superar a violência doméstica, como identificar as formas para a prevenção deste problema social, como a autoproteção.  

Segundo a secretária do Bem-Estar Social, Jucieli Costa, a campanha começou utilizando o autocuidado como fortalecimento da autoproteção. “Tivemos o Projeto Beleza Itinerante - Labrizza Cosmetics, que atendeu nos dias 1, 2 e 3 de agosto, em frente ao Cras, pessoas que participam dos programas, projetos e serviços da Assistência Social. Foram dias incríveis, em que as mulheres cuidaram dos seus cabelos com corte, coloração, entre outros procedimentos”, contou.   

"Parabéns para a Política de Assistência Social que programou esse mês com diversas ações. O Agosto Lilás também representa uma forma de integrar, acolher e informar", disse o prefeito Guilherme Colombo, que esteve presente no início das ações e também fez a distribuição de panfletos informativos.   

“Outras ações serão realizadas durante todo o mês de agosto, como palestras e orientações, principalmente para as mulheres que estão inseridas nos programas sociais. Além da divulgação do Ligue 180, número para denúncias de casos de violência contra a mulher e meninas”, disse Jucieli Costa. 

Violência  

Segundo a pesquisa 'Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil', do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos diz ter sofrido algum tipo de violência ou agressão, no Brasil. A proporção corresponde a 17 milhões de mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual.  

As negras e mais jovens são proporcionalmente as maiores vítimas. Mais de uma em cada três mulheres, entre 16 e 24 anos, relata ter vivido algum tipo de violência. Entre as mulheres pretas, mais de 28% delas disseram que sofreram agressões.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 28 de março de 2024
Prefeitura de Novais inaugura espaço temático para celebrar a Páscoa
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Concurso do Semae de Rio Preto tem 5.682 candidatos para 28 vagas
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Santa Adélia investe quase R$ 380 mil em recapeamento