
Com o objetivo de promover empatia, respeito e conscientização desde a infância, a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou campanha de prevenção às violações de direitos da pessoa com deficiência. A ação está sendo realizada em escolas municipais e utiliza a contação de histórias como ferramenta educativa.
A atividade principal da campanha é a apresentação da história “Amigos da Diferença”, encenada por equipe profissional contratada pela prefeitura. A peça retrata, de forma sensível e acessível, as múltiplas vivências das pessoas com deficiência, valorizando a inclusão e o respeito às diferenças.
A proposta envolve diretamente as equipes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que acompanham as apresentações em cada território. Após a encenação, os profissionais dialogam com as crianças, esclarecendo dúvidas, abordando a importância da inclusão e, quando necessário, fazendo encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial.
As primeiras apresentações aconteceram nesta segunda-feira, 4 de agosto, nas escolas Octacílio de Oliveira Ramos, no Higienópolis, e Prof. Waldemar Martins Aydar, no Giuseppe Spina. Ao longo deste mês, outras 12 unidades escolares também receberão a atividade, levando a mensagem da campanha a diferentes regiões da cidade.
A iniciativa faz parte do calendário anual de campanhas educativas desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que visa fortalecer vínculos familiares, combater preconceitos e garantir os direitos de grupos historicamente vulnerabilizados.
CAMPANHA NAS ESCOLAS
05/08 – EMEF Arnaldo Zancaner
06/08 – EMEF Maria Colturato Fernandes e EMEF Gastão Silveira
12/08 – EMEF Graciema Ramos da Silva (CAIC)
13/08 – EMEFs Mário Pozetti e José D’Oliveira Barreto
18/08 – EMEF Dr. Armando Prandi
19/08 – EMEF Darci Januário
22/08 – EMEFs Cel. José Pedro da Motta, Luzia Sestito Gradella e Nelson Musa
26/08 – EMEF Lázara Milhorança
Autor
