Caminhada pela conscientização do Autismo será no final de semana
Ação do grupo TEApoio em Catanduva acontece no sábado e faz alusão à data de hoje, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo
Crédito: Divulgação - Evento terá pipoca, algodão doce, pula-pula, brinquedo inflável e pintura facial
Por Stella Vicente | 02 de abril, 2024

A 3° Caminhada pela Conscientização do Autismo acontecerá no sábado, dia 6 de abril, em Catanduva. A ação, que é organizada pelo grupo de Mães TEApoio, faz alusão à data de hoje, 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, e terá início às 8h30 na Praça da Matriz.

Nesta edição, o tema escolhido foi “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”. O objetivo principal é difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Segundo a líder do grupo de Mães TEApoio, Claudia Vaz de Lima, todo o mês de abril é voltado para esta causa. “O Abril Azul foi o mês escolhido pela Organização das Nações Unidas e em nossa cidade a lei [do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo] foi sancionada em dezembro de 2021. É de suma importância, pois é uma forma de propagação de informações sobre o Autismo, onde todo órgão público ou privado deve promover ações de conscientização, combatendo assim o preconceito”, pontua.

A ideia de promover a caminhada em Catanduva surgiu após as integrantes do grupo verem uma movimentação em vários lugares do Brasil e decidirem trazê-la também para a cidade, o que vem sendo feito com o apoio da Prefeitura de Catanduva, Câmara Municipal e Apae.

A líder convida a todos a participarem do evento, que contará com pipoca, algodão doce, pula-pula, brinquedo inflável e pintura facial, tudo gratuitamente e com ajuda dos alunos do Imes e Unifipa. “Fica nosso convite para todos virem marchar conosco em prol da conscientização do Autismo”, diz Claudia.

LIVE HOJE

A abertura da programação da Prefeitura de Catanduva alusiva ao Abril Azul – Mês de Conscientização sobre a Inclusão de Pessoas com TEA será nesta terça-feira, dia 2, com live com a escritora Aline Campos, autora da cartilha “Sou diferente e daí? Tem lugar aí pra mim?”. A transmissão será pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação e pode ser acompanhada por qualquer pessoa.

NOVO HORIZONTE

Novo Horizonte abre nesta terça-feira, 2, às 19 horas, sua agenda alusiva ao Abril Azul. A primeira atividade será uma roda de conversa com o clínico pediatra Paulo Roberto Floriano Junior e a neurologista pós-graduada em Psiquiatria, Simone Maya. A agenda terá sequência no dia 9, no mesmo horário, com bate-papo com a mãe atípica, pedagoga e educadora parental Julliene Oliveira, idealizadora do projeto Inclusão em Ação. Ela vai abordar o tema “A importância da tríade no desenvolvimento atípico”.

A atividade seguinte será no dia 26 de abril, também às 19 horas, quando haverá palestra com a neurocientista Fernanda Lauria. Ela é graduada em odontologia e pedagogia, com especialização em Neurociência da Educação. O tema abordado será “Neurociência no Desenvolvimento Educacional.” Toda a programação será no Centro Cultural Gino de Biasi Filho.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas