Câmara realiza sessão solene em homenagem a Maria Helena Schettini
Professora, que atuou durante muitos anos no CSU, receberá o título de cidadã catanduvense
Foto: Divulgação - Autor do decreto que concede a honraria à professora Maria Helena Schettini é Maurício Gouvea
Por Da Reportagem Local | 12 de março, 2023

A Câmara Municipal de Catanduva realizará, na quinta-feira, 16, a cerimônia de entrega do título de cidadã catanduvense à professora Maria Helena Schettini. A solenidade ocorrerá no plenário, será aberta ao público em geral e terá início às 19h30.

O autor do decreto legislativo que concede a honraria à professora é Maurício Gouvea (PSDB), que apresentou a proposta em 2017, em seu primeiro ano como vereador.

Maria Helena é nascida em Palmares Paulista, em 26 de agosto de 1945, sendo filha do ex-prefeito Quirino Schettini, que governou a cidade da região entre 1969 e 1973. Em 1980, ela se mudou para Catanduva.

Graduada em educação física pela Esefic, atual Unifipa, Maria Helena tornou-se funcionária da Prefeitura de Catanduva, passando a atuar como professora de educação física no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Soto, trabalhando diretamente com crianças carentes, que tinham aulas de natação, vôlei, basquete e futebol.

Na justificativa do projeto de decreto legislativo, o vereador afirma que, em diversas ocasiões, Maria Helena chegou a levar comida e roupas para os alunos, tirando muitas vezes do próprio bolso para garantir o atendimento às crianças. Ela também pagou uma cozinheira durante mais de um ano, para que os alunos não ficassem sem alimentação no CSU.

Maria Helena costumava também realizar excursões a locais como Barra Bonita, São José do Rio Preto e também Santos, onde as crianças e adolescentes tinham a oportunidade de conhecer o mar.

“Os alunos a admiram e respeitam até hoje, devido à sua entrega em ensiná-los a serem esportistas dedicados, educados e respeitados. Hoje, a maioria atua no comércio, na indústria e em outras atividades. Em muitos casos, eles foram encaminhados pela própria Maria Helena”, afirma Maurício, na justificativa.

Um detalhe que chama a atenção na biografia da homenageada é fato de ela ser torcedora apaixonada do Grêmio Catanduvense. Quando o time estava na ativa, ela era presença certa nas partidas realizadas no estádio Silvio Salles. Todos os anos, Maria Helena costumava comprar cinco cadeiras permanentes para os jogos em casa, de modo a contribuir com o time.

A cerimônia de entrega do título de cidadã catanduvense a Maria Helena Schettini será transmitida ao vivo pelo YouTube e o Facebook da Câmara de Catanduva.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Transporte coletivo ganha oito ônibus novos em aporte de R$ 6,4 milhões
Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Cartório Eleitoral faz quase 150 atendimentos no plantão do final de semana
Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Mais três cidades da região obtêm aval para construir unidades de saúde