A Câmara de Catanduva, visando informar a população sobre as atividades parlamentares, adotará a tradução em Libras - Língua Brasileira de Sinais em todos os seus vídeos. A medida inclusiva tem como foco as pessoas com deficiência auditiva, cuja maioria tem a Libras como sua primeira língua e faz uso dela para se comunicar.
Ao anunciar a novidade, a Câmara diz que pretende proporcionar inclusão e acesso à informação e, consequentemente, estimular a “construção de uma sociedade mais igualitária”. “Então, a partir de agora, todos os vídeos produzidos pela Câmara Municipal de Catanduva, com exceção das sessões, terão a tradução para a língua de sinais”, afirmou.
O contrato para prestação do serviço foi firmado com Patricia Pereira Angulo Vilarinho, que é tradutora e intérprete de Libras, com despesa estipulada em R$ 110 por vídeo, no limite de 20 vídeos por mês. O valor poderá chegar a R$ 52,8 mil ao longo de doze meses. As gravações serão veiculadas nas redes sociais e no Youtube do Legislativo.
O QUE É LIBRAS
A Libras é uma língua de modalidade gestual-visual em que é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. É utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.
Autor