![](https://oregional.com.br/media/noticias/7a2fc2d10c05bb34c75f74abac6187f3.jpg)
A Câmara de Catanduva realizou a primeira sessão ordinária do ano nesta terça-feira, 4, com quatro matérias em pauta. Os parlamentares também definiram a composição das comissões permanentes para condução dos trabalhos, chamando a atenção a forte presença da base de apoio do prefeito Padre Osvaldo (PL) em todas elas e a ausência dos vereadores do PT.
Na ordem do dia, destaque para a aprovação em primeira e segunda discussão do PLC 18/2024, de Ivan Bernardi (PL), que institui o Programa de Recuperação Fiscal – Refis Catanduva, que possibilitará a renegociação de débitos fiscais de pessoas físicas e jurídicas com o fisco municipal e com a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec.
“Foi aprovado nessa primeira sessão projeto de nossa autoria, o Refis. Então você que tem débito com a prefeitura ou a Saec, agora vai seguir os trâmites normais, e logo vai estar disponibilizado para você fazer o seu parcelamento”, explicou Ivan Bernardi, celebrando a aprovação unânime.
Conforme texto do projeto, o Refis possibilitará pagamento à vista ou em até 12 parcelas mensais e consecutivas com redução de 100% do valor da multa moratória e dos juros de mora. Pelas regras, os percentuais de abatimento reduzem à medida que o número de parcelas aumenta. Os pedidos de adesão ao programa deverão ser feitos até 31 de outubro de 2025.
Os vereadores também aprovaram, por maioria de votos, o PLC 01/2025, de Padre Osvaldo, que dispõe sobre o Programa de Recuperação do Imes Catanduva. Trata-se de permissão para que a prefeitura mantenha o aporte financeiro mensal para a autarquia de até R$ 250 mil até dezembro de 2028. A primeira parcela, referente a janeiro de 2025, será de R$ 500 mil.
Outro projeto aprovado pelos parlamentares foi o PLC 14/2024, também do prefeito, que dispõe sobre a investidura em área de imóvel público localizada no Jardim Santa Rosa.
Por fim, foi aprovado veto apresentado por Padre Osvaldo a projeto de lei aprovado no ano passado, de autoria do vereador Gleison Begalli (PRD), que autoriza graduados em Biomedicina a participarem de concurso público de outras profissões que exijam conhecimento/atribuições que albergue formação em biomedicina.
COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Presidente: Ivan Bernardi
Relator: Pastor Júlio Zanini
Membro: Bellê
Comissão de Finanças e Orçamentos
Presidente: David Roger
Relator: Gordo do Restaurante
Membro: Manoel Gol de Ouro
Comissão de Obras, Trânsito e Transportes Urbanos e Serviços Públicos
Presidente: Pastor Júlio Zanini
Relator: Manoel Gol de Ouro
Membro: Gordo do Restaurante
Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social
Presidente: David Roger
Relator: Manoel Gol de Ouro
Membro: Pastor Júlio Zanini
Comissão de Ecologia e Meio Ambiente
Presidente: Pastor Júlio Zanini
Relator: Bellê
Membro: Manoel Gol de Ouro
Comissão de Defesa do Consumidor
Presidente: David Roger
Relator: Bellê
Membro: Ivan Bernardi
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Presidente: David Roger
Relator: Manoel Gol de Ouro
Membro: Pastor Júlio Zanini
Autor
![](https://oregional.com.br/media/autores/4189d6664c91b7d2e294d6b40438f422.jpg)