O vereador Rafael Lucas de Lima, o Rafael Zoio (Republicanos), apresentou Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município para reduzir o número de vereadores do Legislativo. A diminuição seria de nove para sete parlamentares a partir da próxima legislatura. Ele diz considerar a quantidade suficiente para garantir adequada representatividade para a população local.
“Sou vereador do primeiro mandato, fui presidente da Câmara nos dois primeiros anos e vou concorrer ao pleito novamente. Vejo que a cidade de Paraíso, pelo tamanho dela, não tem a necessidade de ter nove vereadores”, pontua o parlamentar, completando que o número é proporcional ao previsto pela legislação – que prevê nove como número máximo.
Ele apresentou proposta semelhante no ano passado, mas não obteve os votos necessários em plenário. “Foi quatro a quatro e o presidente da Câmara votou contra a redução do número de vereadores”, lamenta. “Estou propondo este ano de novo e tenho novamente quatro votos pela redução”, antecipa Rafael Zoio, projetando dificuldades para a aprovação.
Também assinam a proposta os vereadores Tahiane Alberguine e Moises de Campos Silva, que se somariam ao apoio de Marcelo Brambatti. A votação está prevista para 20 de março.
Nas contas do vereador, o enxugamento possibilitaria economia superior a R$ 418 mil ao longo dos quatro anos de mandato, na próxima legislatura. “É uma proposta que estudamos e analisamos como alternativa para gerar economia aos cofres públicos”, salienta.
Rafael Zoio diz que o país permite muitos absurdos no cenário político, a exemplo do grande número de assessores, auxílio-moradia e outros benefícios. “Isso precisa parar. São verdadeiras afrontas. O político precisa enxergar que menos Estado e mais planejamento e dinâmica política pode melhorar a prestação de serviço público”.
Autor