
A Câmara de Marapoama ficou lotada durante atividade especial promovida pela Prefeitura na quinta-feira passada, 18, dentro da campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. A palestra teve como tema a importância da saúde mental.
A abordagem foi conduzida pela psicóloga Bárbara Graziele de Oliveira Silva e pelo médico Paulo Roberto Floriano Júnior. “Falar sobre saúde mental ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor, incentivando a busca por ajuda profissional, que é essencial para construir uma sociedade mais saudável. Em nossa cidade, esse assunto é tratado com muito respeito, sendo que a rede de Saúde disponibiliza serviços gratuitos, com acompanhamento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos. Portanto, se estiver com dificuldades em lidar com suas emoções, procure ajuda”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
A campanha Setembro Amarelo tem foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio. Informações do Ministério da Saúde apontam que cerca de 38 pessoas morrem por suicídio todos os dias no Brasil, somando mais de 13 mil mortes por ano.
Estima-se ainda que, para cada morte, haja de 10 a 20 tentativas. Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos, especialmente com acolhimento e tratamento adequado de transtornos como depressão e ansiedade.
Autor
