Câmara de Itajobi instaura Comissão Processante para apurar denúncias contra vereador
Legislativo já teve outros dois parlamentares cassados recentemente
Foto: CÂMARA DE ITAJOBI - Apuração da Câmara tem prazo máximo de 90 dias para ser concluída
Por Guilherme Gandini | 16 de março, 2022

O presidente da Câmara de Itajobi, Clodovil Domingos Aizza (Republicanos), determinou a instalação de Comissão Processante para apurar possível quebra de decoro parlamentar praticada pelo vereador Maicon Essi (PSDB).

A denúncia contra o parlamentar foi formalizada pelo MDB, na época representado pelo vereador Luis Roberto Sperandio, e ratificada por um eleitor. O denunciante, entretanto, já teve teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral em virtude de fraude à cota de gênero cometida pelo seu partido. A cadeira é hoje ocupada por Rosângela Gomes (PSDB).

Foi fixado o prazo máximo de 90 dias para a apresentação do relatório conclusivo, iniciando-se a contagem após a citação do denunciado.

A Comissão Processante foi composta pelos vereadores Helen Aparecida Temporini, presidente, Luis Bras Piovesan, relator, e Moises Aparecido de Lima, membro, conforme sorteio realizado na data do acatamento da denúncia.

Em eventual cassação de Maycon Essi, ele seria o terceiro vereador afastado na atual legislatura. Antes de Sperandio, também perdeu o cargo o vereador Marquinhos Advogado (PL), o mais votado nas Eleições de 2020.

Ele enfrentava uma comissão processante na Câmara com diversas acusações, dentre elas abuso de autoridade e o fato de seu escritório exercer advocacia em ações judiciais contra o município, o que é ilegal pela legislação. Quem assumiu a vaga foi Fabiano Grégio (PL).

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Urupês reduz número de larvas de dengue e alcança índice satisfatório
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Espetáculo leva informação sobre a dengue a alunos de Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Potirendaba abre inscrições de processo seletivo para área da educação