Câmara aprova três projetos de Luís Pereira sobre aleitamento
Propostas, que agora seguem para a sanção do Executivo, visam estimular a amamentação
Foto: Câmara de Catanduva - Intenção de Luís Pereira também é incentivar a doação de leite excedente
Por Da Reportagem Local | 06 de outubro, 2023

A Câmara de Catanduva aprovou, por unanimidade, projetos de lei de autoria do vereador Luís Pereira (PSDB), que buscam estimular o aleitamento materno na cidade.

São eles: o que cria o Programa Municipal de Aleitamento Materno; o que institui a Semana Municipal de Doação de Leite Materno; e o que estabelece o Mês do Aleitamento Materno, denominado “Agosto Dourado”.

Além de estimular o aleitamento materno em Catanduva, o objetivo das propostas é incentivar a doação de leite excedente, para ser destinado a crianças internadas em unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e também aos bebês cujas mães não podem amamentar.

O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter, trazendo benefícios à saúde da criança. Ele contém os anticorpos essenciais para a proteção do recém-nascido, funcionando como uma vacina natural.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a amamentação deve ser a fonte exclusiva de líquidos e alimento para o bebê, até os 6 meses de idade, pois possui todos os nutrientes para que a criança cresça forte e saudável, nessa fase inicial da vida.

Para as mães os benefícios da amamentação também são inúmeros, como reduzir as incidências de câncer de mama, ovário e endométrio, diminuir o sangramento pós-parto, acelerar a perda de peso, e proteger contra doenças vasculares e osteoporose.

Os projetos aprovados em plenário seguirão para análise do Executivo e aguardam sanção, para se tornarem leis.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 05 de setembro de 2024
Ministério Público apura irregularidades em aprovação de loteamento
Por Guilherme Gandini | 05 de setembro de 2024
Cinco candidatos a prefeito somam R$ 7,6 milhões em posses
Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Matrículas serão automáticas para alunos da rede estadual