Clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) que utilizam o tradicional talão de cheque relatam dificuldade para obter novas folhas nas agências locais. O problema, conforme apurado pelo jornal O Regional, já se arrasta desde o ano passado – sem qualquer sinal de solução à vista.
Gisele Faganello e sua mãe, Maria Therezinha Juliatti Faganello, que é aposentada e tem 82 anos, têm conta conjunta na Caixa da Praça da República. Como o novo talão pedido no dia 2 de setembro não chegava, a filha foi ao banco reclamar e ouviu que o problema seria dos Correios.
Ela também esteve na agência 14 de Abril, que fica na avenida Eng. José Nelson Machado, e a informação foi que havia problemas com a emissão de cheques. Os próximos contatos foram com a Ouvidoria do banco, seguida por mais duas visitas nas agências.
“Eles disseram na agência da Praça da República que a máquina para imprimir as folhas de cheque está quebrada há meses. Ameacei ligar para a Febraban [Federação Brasileira de Bancos] até que consegui receber um novo talão na agência 14 de Abril”, relata.
A suspeita de Gisele é que os gestores do banco queiram incentivar o uso do pix, que seria mais seguro para a própria instituição. “Eles enganam a população porque querem fazer de tudo para o povo desacostumar com o cheque. Pessoas que não têm nada a ver sofrem com isso.”
Ela confidenciou que, inicialmente, acreditava que o problema fosse pontual. Mas que, ao longo da jornada pelas duas agências, deparou-se com outras pessoas irritadas com a situação.
MEIAS PALAVRAS
Diante do relato de Gisele e de outra cliente, que preferiu não se identificar mas relatou ter enfrentado problema semelhante ainda no mês de fevereiro, O Regional questionou a Caixa sobre qual seria o motivo para tamanha dificuldade para obtenção de folhas de cheques.
No questionamento enviado à Assessoria de Imprensa da CEF, a reportagem perguntou ainda por que a demora para consertar a impressora da agência central e se há previsão, qual o procedimento indicado aos clientes e se a Caixa tem, realmente, reduzido o acesso a cheques.
A resposta da estatal veio, por e-mail, em uma linha: “A Caixa informa que a cliente teve sua solicitação atendida na Agência 14 de Abril”, com indicação para que o talonário seja solicitado pelo caixa eletrônico, Internet Banking ou telefone – e sem esclarecer o real problema.
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