Três cães K-9 de Catanduva, que são criados e adestrados para ajudar a polícia e outras forças de segurança pública, ganharam um espaço apropriado para morar na cidade. De acordo com a vereadora e protetora de animais Ivânia Soldati, a construção do canil para abrigar Zeus, Eros e Hera foi um pedido feito por ela à Prefeitura de Catanduva. O local será inaugurado em breve.
A parlamentar, que também é médica veterinária, afiram que a implantação de cães K-9 na Guarda Civil Municipal (GCM) partiu de sugestão dela.
Os três animais estão passando por treinamento para guarda, proteção, faro de drogas, armas de fogo e munições, além de ações de captura em zonas urbana e rural. O trabalho é liderado pelo guarda municipal Osmar Dias Tomaz Junior, responsável pelo treinamento dos animais, e pelo guarda municipal Felipe Lopes, com apoio do comandante da GCM, Jefferson Rodrigues.
Zeus foi uma doação da Guarda Civil Municipal de Porto Feliz. Ele é um Pastor Belga Malinois e em novembro vai completar três anos. Eros tem quase dois anos e é um Border Coller com Blue Heeles, doado por um criador de Ribeirão Preto. Já a cadela Hera vai completar um ano em outubro e foi adotada pelo GCM Tomaz, que juntou o trio.
Os pedidos de apoio dos cães em atuações das polícias Civil e Militar são constantes. Eros e Hera ainda estão em treinamento, porém Zeus está apto para atuar e já ajudou a encontrar armas e drogas em trabalhos da polícia. “Parabéns a Guarda Civil Municipal por implantar esse serviço. Minha gratidão pela atenção da prefeitura em construir esse canil, espaço apropriado para os animais”, falou Ivânia.
Autor