Brigadistas de Marapoama participam de curso da Defesa Civil em Fernandópolis
Iniciativa tem o objetivo de fortalecer as defesas civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas
Foto: DIVULGAÇÃO - Conteúdo das atividades de capacitação englobou a Operação Corta Fogo
Por Da Reportagem Local | 02 de junho, 2022

Os brigadistas de Marapoama participaram no mês de maio do curso de Operações Preparatória para Estiagem (OPE). A iniciativa da coordenadoria estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com as coordenadorias regionais e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e das prefeituras, tem o objetivo de fortalecer as defesas civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas. 

Participaram do curso os servidores Estevan Santo Meneguesso, Osmar Aparecido Carniel e Claudecir Benedito Castilho. “A prevenção é a principal arma contra a ocorrência de incêndios e, para isso, é importante que as pessoas e os colaboradores da Defesa Civil estejam preparados para enfrentar esse problema”, explicam os brigadistas.  

Na capacitação foram abordados assuntos teóricos e práticos, como: o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e elaboração de planos de contingência. O conteúdo das atividades englobou, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para prevenção e combate a queimadas. 

Vamos entrar em um período do ano em que o ar fica mais seco e mais propício aos incêndios. “Não é mais possível que tenhamos pessoas que coloquem fogo em folhagens e lixo. Além de proibido, faz mal ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso precisamos estar todos envolvidos para evitar os incêndios”, completam os brigadistas de Marapoama. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Potirendaba abre inscrições de processo seletivo para área da educação
Por Stella Vicente | 16 de abril de 2024
Pindorama reinaugura Ginásio de Esportes Francisco Saravalli na quinta-feira
Por Da Reportagem Local | 16 de abril de 2024
Urupês disponibiliza empréstimo pelo Banco do Povo para investimento local