Os brigadistas de Marapoama participaram no mês de maio do curso de Operações Preparatória para Estiagem (OPE). A iniciativa da coordenadoria estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com as coordenadorias regionais e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e das prefeituras, tem o objetivo de fortalecer as defesas civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas.
Participaram do curso os servidores Estevan Santo Meneguesso, Osmar Aparecido Carniel e Claudecir Benedito Castilho. “A prevenção é a principal arma contra a ocorrência de incêndios e, para isso, é importante que as pessoas e os colaboradores da Defesa Civil estejam preparados para enfrentar esse problema”, explicam os brigadistas.
Na capacitação foram abordados assuntos teóricos e práticos, como: o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e elaboração de planos de contingência. O conteúdo das atividades englobou, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para prevenção e combate a queimadas.
Vamos entrar em um período do ano em que o ar fica mais seco e mais propício aos incêndios. “Não é mais possível que tenhamos pessoas que coloquem fogo em folhagens e lixo. Além de proibido, faz mal ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso precisamos estar todos envolvidos para evitar os incêndios”, completam os brigadistas de Marapoama.
Autor