Brigada de Incêndio reúne instituições para balanço e articular ações
Encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente; Policias Militar e Ambiental e GCM mantêm vigilância
Foto: Prefeitura de Catanduva - Brigada Municipal Contra Incêndios une poder público e iniciativa privada
Por Guilherme Gandini | 03 de setembro, 2024

Foi realizada nesta segunda-feira, 2, reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura entre os integrantes da Brigada Municipal contra Incêndios. Marcaram presença o capital Lellis, do Corpo de Bombeiros, capitão Pivotto, da Polícia Militar, e tenente Leme, da Polícia Ambiental, além do comando da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além dele, participaram do encontro representantes das usinas Colombo e São Domingos, e d Associação de Fornecedores de Cana da Região de Catanduva.

O objetivo foi traçar balanço sobre os incêndios registrados nos últimos dias, avaliando a atuação da Brigada Municipal no combate ao fogo, quando além das usinas que integram o PAM – Plano de Auxílio Mútuo, também participaram equipes da Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente e Obras, e da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec).

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, também foi momento para articular novas ações conjuntas. “Atualmente, as polícias Ambiental e Militar e a Guarda Civil Municipal realizam rondas preventivas, trabalho que será intensificado, visando coibir o fogo criminoso”, indica.

A Brigada Municipal Contra Incêndios Florestais foi criada em 2023 e vem atuando na prevenção, extração ambiental e no combate ao fogo. Com esse trabalho, equipes e caminhões-pipa do município e das usinas são encaminhados para apoio à ação do Corpo de Bombeiros.

MOBILIZAÇÃO

O Governo de São Paulo mantém a mobilização para combate a incêndios no interior paulista e em ações de conscientização. A Defesa Civil do Estado liderou o dia D, no sábado, 31, nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Araçatuba e Presidente Prudente.

Nas rodovias, as concessionárias estão utilizando tecnologia avançada para monitorar e identificar focos de incêndio, sob a supervisão da Artesp (Agência de Transporte do Estado). São 3.359 câmeras de circuito fechado de TV instaladas estrategicamente para essa vigilância.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos