Bombeiros fazem campanha para prevenir acidentes nas férias escolares
Pais devem tomar precauções dentro de casa e durante viagens em família; uso de fogos de artifício nas festas juninas também preocupa
Foto: Unsplash - Uma precaução é frequentar piscinas e praias que tenham guarda-vidas
Por Guilherme Gandini | 28 de junho, 2023

O Corpo de Bombeiros de Catanduva está desenvolvendo campanha de orientação, ao longo desta semana, com intuito de prevenir acidentes durante as férias escolares. O conteúdo preparado pela corporação está sendo divulgado pela imprensa e por meio das redes sociais.

“É por meio de brincadeiras que nos expressamos, experimentamos e reinventamos o mundo. Nas férias, as famílias têm tempo de sobra para experimentar brincadeiras e curtir experiências maravilhosas. Porém isso requer muito cuidado e atenção”, alerta o 1º Sargento PM Parizi.

A primeira orientação está relacionada ao uso de cerol na linha da pipa, que é proibido e pode causar acidentes. A brincadeira deve ser feita em local seguro e distante das redes elétricas.

Em casa, os pais devem revisar todos os cômodos para verificar se não há nenhum objeto ou produto perigoso no alcance das crianças. “Verifique se há brinquedos com peças soltas ou prestes a desprenderem e ainda se há pontas afiadas que podem causar ferimentos ou serem engolidas. Nesses casos o mais correto é retirá-los do alcance das crianças”, pontua Parizi.

Para quem vai viajar, é importante transportar as crianças na cadeirinha infantil, no banco traseiro. Caso o destino seja a praia, a recomendação é colocar seu nome e número de telefone em uma pulseira e orientar a criança sobre o que fazer, caso venha a se perder.

Outro alerta está relacionado aos riscos de afogamento. “Podem ocorrer em rios, lagos, piscinas, praias e até mesmo na banheira de casa. Nunca deixe crianças acessarem estes locais sem a supervisão de um adulto. Ensine as crianças a nadar e utilize coletes salva-vidas adequado à idade. Evite consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água”, orienta.

Uma precaução é frequentar locais que tenham guarda-vidas e evitar espaços próximos a embarcações e jet-skis. “Não esqueça do filtro solar e mantenha as crianças hidratadas.”

Em casos de emergência, depois da ligação ao telefone 193, o Corpo de Bombeiros orienta a manter a calma, fornecer ao atendente o endereço da emergência, com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência. “Confie e responda as perguntas do atendente”, ressalta.

FOGOS DE ARTIFÍCIO

Aproveitando o período de festejos juninos, o Corpo de Bombeiros também está divulgando orientações relacionadas aos fogos de artifícios. As primeiras regras são: crianças não devem ser incentivadas a brincar com fogos; não se deve transportá-los junto ao corpo ou no bolso; só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, evitando os de origem artesanal.

Antes de usar o produto, é essencial ler as instruções da embalagem e, mesmo assim, tomar cuidado ao segurar os fogos. É preciso utilizá-los sempre em locais abertos, não tentar reutilizar aqueles que tenham falhado e armazenar os novos em local frio e seco. “É essencial manter distância segura e se certificar que não há substâncias inflamáveis nas redondezas”, orienta.

Em caso de acidente com fogos de artifício, é necessário procurar socorro médico imediato. Enquanto não houver atendimento, não se deve retirar roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões, nem utilizar pomadas. “Lave a queimadura com água fria abundante ou soro fisiológico. Acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular