No período de 10 a 15 de outubro, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo realiza a Operação Família Segura, onde são abordados temas diversos com o objetivo de promover uma mudança de comportamento, visando a redução de acidentes e, consequentemente, do número de vítimas.
A orientação do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com crianças é manter os medicamentos em locais seguros, longe do acesso das crianças, bem como objetos pontiagudos e cortantes, e tapar buracos de tomadas onde há alcance das crianças. Na questão de trânsito, como é o período de romeiros, é essencial redobrar a atenção, obedecer a legislação vigente e utilizar todos os equipamentos de segurança do veículo, bem como manter distância segura e fazer verificação periódica de todos os equipamentos necessários.
“Sobre incêndios, é preciso evitar jogar lixos, dejetos, principalmente vidros e bitucas de cigarro à beira de rodovia para evitar queimadas. Quanto aos afogamentos, não se pode perder o contato visual com a criança e, se possível, colocar uma barreira. Para quem optar por ir para praias ou balneários, utilizar sempre o colete salva vidas, nunca mergulhar em local onde não há visibilidade e redobrar a tensão”, pontua o 1º Sargento Parizi do Corpo de Bombeiros Catanduva.
Autor