Bombas de infusão elevam segurança no Hospital Unimed São Domingos
Representantes da Baxter Brasil estiveram presentes, garantindo transição tranquila e oferecendo suporte técnico
Foto: Unimed Catanduva - Sistema das bombas também é dotado do software de segurança
Por Da Reportagem Local | 02 de fevereiro, 2024

O Hospital Unimed São Domingos (HUSD) finalizou o processo de troca das bombas de infusão EVO IQ, da Baxter Brasil, com o apoio da equipe de Engenharia Clínica. Todos os funcionários do HUSD passaram por treinamentos de manuseio obrigatórios, realizados entre os dias 10 e 17 de janeiro, e as novas bombas já estão em operação em todas as áreas hospitalares.

As bombas de infusão EVO IQ oferecem uma gama de recursos que elevam o padrão de segurança do paciente, melhoram a eficiência dos profissionais de saúde e promovem a adoção de novas tecnologias. Além disso, elas incorporam a abordagem combinada de três pilares para apoiar a segurança tanto do profissional de saúde quanto do paciente.

Um dos principais recursos é a biblioteca de medicamentos, essencial para identificar potenciais erros de programação de infusão. A biblioteca contém informações detalhadas sobre a administração de medicamentos, como limites de dose, parâmetros e recomendações específicas para cada um deles, minimizando assim os riscos para o paciente.

O sistema das bombas também é dotado do software de segurança Dose IQ, que automatiza a seleção da biblioteca de medicamentos ao inicializar o equipamento, reduzindo o número de etapas necessárias para iniciar uma infusão.

Além disso, fornece informações detalhadas sobre a administração do medicamento em tempo real, incluindo limites de segurança flexíveis e rígidos, garantindo conformidade e facilitando atualizações da biblioteca de medicamentos com os parâmetros mais atualizados.

Os treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente do HUSD foram conduzidos por especialistas designados como multiplicadores, esclareceram dúvidas e forneceram suporte durante o processo. Representantes da Baxter Brasil também estiveram presentes para garantir transição tranquila, fornecer suporte técnico adicional e uma implantação bem-sucedida.

A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Unimed São Domingos com a segurança do paciente e a excelência no atendimento, ao adotar tecnologias avançadas que melhoram os processos clínicos e promovem melhores resultados de saúde.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 13 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça volta à Catanduva em maio
Por Guilherme Gandini | 13 de abril de 2024
Orquestra Facmol é atração na Praça da Matriz neste domingo
Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Hospitais da FPA participam da Oficina de Articuladores de Humanização