Bolsa do Povo Educação - Ação Responsáveis prorroga prazo de inscrições até dia 24
Nova fase irá selecionar responsáveis por estudantes para atuarem nas escolas estaduais
Foto: GOVERNO DE SÃO PAULO - Bolsistas vão atuar 4 horas diárias com auxílio de R$ 500
Por Da Reportagem Local | 13 de abril, 2022

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prorrogou até 24 de abril o prazo para novas inscrições do programa Bolsa do Povo Educação - Ação Responsáveis. No total, são 2,5 mil escolas com vagas para responsáveis por estudantes da rede estadual que desejam atuar nas escolas realizando ações de busca ativa de alunos, bem como prestar apoio geral às atividades, auxiliando a unidade escolar. 

Podem participar representantes do núcleo familiar de estudante que se encontra matriculado na rede pública estadual de ensino que: tenham idade entre 18 e 59 anos; residam, preferencialmente, em local próximo à unidade escolar; esteja desempregado há, pelo menos, 3 (três) meses; não esteja com cadastro ativo na Ação Bolsa do Povo, ou seja, que não esteja atuando em alguma unidade escolar ou não esteja como potencial beneficiário. 

No total, são 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais de atividades, que podem ser desempenhadas aos finais de semana. O valor mensal do benefício é de R$ 500.  

O programa, criado em 2021, tem como objetivo aproximar a família e a escola, promovendo um melhor acolhimento dos estudantes, além de garantir renda para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

A inscrição pode ser feita pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br. Em seguida, os candidatos passarão pelo processo de ranqueamento pelos critérios de prioridade e de validação da documentação. Ainda, é prevista uma formação, com previsão de início em 09 de maio, antes do início das atividades. 

Serão contempladas para as novas inscrições as unidades escolares que possuem, da primeira inscrição, menos candidatos do que vagas, bem como as escolas que possuem poucos candidatos elegíveis a serem chamados para as atividades. Nesses casos, as unidades deverão finalizar a análise dos candidatos da primeira inscrição para conseguir convocar os novos inscritos. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de março de 2024
Quatro pré-candidatos confirmam presença na série de entrevistas da Vox FM
Por Da Reportagem Local | 29 de março de 2024
Por lealdade, Richard Casal renuncia à presidência do PDT e cria o PRD
Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Câmara aprova projeto que reduz taxa de esgoto; vereadores comemoram