Bloco Oreia do Padre é atração em Catanduva na segunda-feira
Evento acontece na Praça da Matriz e é aberto para todos; objetivo é reviver os carnavais antigos, com marchinhas tradicionais
Foto: Divulgação - Em 2019, o bloco foi aberto para todos que quisessem participar
Por Stella Vicente | 09 de fevereiro, 2024

O bloco Oreia do Padre está de volta em Catanduva em 2024. Organizado por Neto Spina, o grupo surgiu dentro de sua própria família, mas hoje é aberto a todos que queiram participar e reviver os carnavais antigos. A ação está marcada para segunda-feira, dia 12, na Praça da Matriz, das 18 às 22 horas. O evento ainda conta com apoio da Prefeitura de Catanduva.

Na data, haverá também a apresentação da Banda Marcial de Catanduva (Bamuca), a fim de resgatarem juntos os antigos carnavais com as tradicionais marchinhas.

O Bloco Oreia do Padre começou na casa dos avós de Neto, que fica em frente à Igreja Matriz de Catanduva. Ele conta que Dona Nenê Spina e Sr. Antônio Spina tiveram nove filhos, que sempre foram famosos por serem muito festeiros.

“Esses nove filhos casaram, viraram netos e bisnetos e a casa estava sempre ficando muito cheia. Alguns foram morar em outras cidades, então todo feriado nos encontrávamos na casa da Vó Nenê, sempre com muitas festas. E um desses feriados era o Carnaval e minha avó sempre falava que nós fazíamos bagunça na ‘orelha' do padre, pois o padre morava na casa ao lado. E daí surgiu o nome ‘Oreia do Padre’ que segue até hoje”, explica.

Foi em 2014 que a festa ficou ainda maior e o grupo se uniu para celebrar realmente na Praça da Matriz, em frente à igreja. Em 2019, o bloco foi aberto para todos que quisessem participar.

“Nosso bloco é 100% beneficente, tudo que arrecadamos ajudamos as pessoas comprando leite”, pontua Neto, que ainda convida a todos para participarem de mais uma edição do Bloco Oreia do Padre na próxima segunda-feira.

A arrecadação neste ano será feita em dinheiro, a fim de facilitar a logística. Após ter em mãos todas as doações, a organização irá em busca de leites com preços mais em conta, a fim de ajudar ainda mais as pessoas que serão beneficiadas.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
Grupo de escoteiros de Catanduva promove curso para voluntários
Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
IFSP encerra hoje as inscrições para cadastro reserva de vagas remanescentes
Por Guilherme Gandini | 27 de fevereiro de 2024
Diretoria da Abracrim tem advogado de Catanduva pela primeira vez