Catanduva recebeu na sexta-feira, 18, mais uma edição da operação Direção Segura, iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). A ação foi realizada na rua Rio de Janeiro, com foco na fiscalização de motoristas e na prevenção de acidentes causados pela mistura de álcool e direção.
A operação teve como base o uso do etilômetro passivo, que permite detectar a presença de álcool no ambiente expirado pelo condutor, de forma rápida e eficiente. Durante a blitz, os agentes atuaram de forma conjunta para garantir a fluidez e segurança no trânsito.
Como balanço da operação, a prefeitura divulgou 737 testes passivos realizados, 27 autos de recusa ao teste do etilômetro, 2 autos por CNH vencida, 1 auto por não possuir CNH, 1 auto por CNH cassada e 1 veículo recolhido ao pátio.
A campanha Direção Segura é uma das principais estratégias do Detran-SP para combater a imprudência no trânsito e reduzir o número de acidentes e vítimas. A atuação conjunta com as forças de segurança municipais amplia o alcance das ações e fortalece a cultura da responsabilidade ao volante.
Autor