A operação contra alcoolemia realizada em Catanduva na última sexta-feira, 7, registrou 29 recusas de motoristas ao teste do bafômetro. A fiscalização do Detran-SP, com apoio da Polícia Militar, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 519 veículos na av. Theodoro Rosa Filho.
Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Nos dois casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
Já os casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, são considerados crimes de trânsito. Os motoristas flagrados nessa situação, além de receberem a multa e responderem ao processo de suspensão da CNH, podem ser condenados de seis meses a três anos de prisão.
Autor