
A Diocese de Catanduva divulgou nota de pesar pelo falecimento do papa Francisco, na segunda-feira, dia 21. Ele morreu de insuficiência cardíaca e AVC aos 88 anos. “Perder alguém tão querido e amado é sempre motivo de grande tristeza. Na vida, encontramos pessoas tão especiais que ‘nunca deveriam morrer’; Francisco era uma delas, ao se fazer pequeno entre os pequenos”.
No texto oficial, dom José Benedito Cardoso, bispo diocesano de Catanduva, relembra que antes da eleição de Francisco, um vaticanista afirmou que o sucessor de Bento XVI deveria ser um papa pobre, que como pobre em uma igreja igualmente pobre. Contudo, se tal papa surgisse, certamente enfrentaria perseguições até mesmo de membros da própria igreja.
“Francisco provou a previsão correta: viveu na simplicidade; defendeu os pobres - migrantes, refugiados etc.; criticou o clericalismo; e reformou a Cúria Romana. Sofreu muitas críticas de grupos internos inconformados com suas posições, sobretudo por seu espírito misericordioso, conciliador e acolhedor”, relembrou o bispo.
“Entretanto, pessoas de outras denominações religiosas e até mesmo ateus o trataram com profundo respeito, reconhecendo nele alguém que ia além do cuidado com a Igreja e com o rebanho católico. Destacou-se também sua insistência no cuidado com a criação e sua contundente denúncia contra quem deflagra guerras e sustenta uma economia que gera cada vez mais pobres e famintos”, completou.
Dom José ainda afirmou que, apesar da tristeza, o momento é de gratidão. “A morte do Papa Francisco nos causa imensa dor, pois o amamos e o admiramos, mas é, ao mesmo tempo, dia de gratidão. Deus foi extraordinariamente bom com a Igreja e com cada um de nós. É motivo de júbilo termos tido o privilégio de vê-lo, conviver com ele e, como eu, poder conversar duas vezes com ele em Roma. Por tudo isso, louvado seja Deus.”
MISSA
A Diocese de Catanduva celebrará missa em sufrágio pelo papa Francisco nesta quarta-feira, 23, às 19h30, na Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida. Todos os fiéis são convidados.
Catanduva decreta luto oficial de três dias
A Prefeitura de Catanduva decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Sua Santidade, o papa Francisco. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 21 de abril de 2025, por meio do Decreto nº 9.132, assinado pelo prefeito Padre Osvaldo.
O decreto reconhece a importância da trajetória do Papa Francisco como defensor do diálogo, da paz, da justiça social e dos direitos humanos, além de destacar os laços espirituais e culturais da população catanduvense com os valores representados por Sua Santidade.
Durante o período de luto oficial, a bandeira do município permanece hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos municipais.
Autor
