Biblioteca Municipal de Catanduva recebe programa Viagem Literária
Professor Cleber Fabiano irá falar sobre o tema ‘Histórias à brasileira’ no dia 25 de agosto, sexta-feira, das 9 às 14 horas
Crédito: Divulgação - Cleber Fabiano é doutor e mestre em Educação e diretor da Fatum Educação e Editora
Por Stella Vicente | 16 de agosto, 2023

A Biblioteca Pública Municipal Embaixador Macedo Soares, de Catanduva, receberá o programa Viagem Literária. A instituição é uma das 70 do Estado de São Paulo que farão parte da 15ª edição do evento promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Na região, apenas São José do Rio Preto também está entre as cidades selecionadas.

O programa Viagem Literária inclui ações de formação, mediação e de incentivo à cultura, à biblioteca, à leitura e à literatura, como contações de histórias, encontros com escritores, oficinas, entre outros eventos presenciais e/ou virtuais, realizados em bibliotecas públicas municipais e estaduais.

O convidado que virá até a Biblioteca de Catanduva é Cleber Fabiano, que irá falar sobre o tema “Histórias à brasileira” no dia 25 de agosto, sexta-feira. A ação acontece das 9 às 14 horas.

Ele é doutor e mestre em Educação, graduado em Letras e diretor da Fatum Educação e Editora. Além disso, é professor universitário, escritor de livros sobre crítica da literatura infantil e presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias. Também já participou de seminários e congressos nas áreas da Literatura e Contação de Histórias em Cuba, Portugal, Itália, Colômbia, entre outros.

O PROGRAMA

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, juntamente ao SisEB e as prefeituras municipais. Na seleção de 2023 foram recebidas 108 inscrições de todas as regiões do estado, sendo considerados critérios como localização e infraestrutura da biblioteca, serviços e programação cultural realizados, e dias e horários de funcionamento da unidade.

Dentre os objetivos estão estimular a leitura e a produção literária; valorizar e dar protagonismo às bibliotecas públicas; promover intervenções literárias gratuitas em parceria com bibliotecas paulistas; promover diálogos de qualidade que despertem práticas leitoras, disseminem o gosto pela leitura e incentivem a produção literária brasileira; incentivar bibliotecas a desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo; aumentar a visibilidade e atrair novos públicos para usufruir dos programas e serviços especializados e gratuitos das bibliotecas públicas; e fortalecer vínculos entre públicos, bibliotecas, contadores de histórias, escritores, livros e literatura.

Desde a sua criação, em 2008, o Viagem Literária já percorreu 230 municípios paulistas com 3.645 ações, que reuniram 240 convidados, que dialogaram com 363.920 pessoas. Foram bate-papos com escritores, oficinas, rodas de leitura e outros eventos que fizeram o conhecimento circular de forma leve e divertida pelo território estadual.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios
Por Guilherme Gandini | 01 de maio de 2024
Inscrições de projetos para novas Oficinas Culturais terminam amanhã