Beth ganha apoio do ministro Padilha em busca por universidade federal
Deputada encaminhou ofício reivindicando a criação de um campus avançado da UFSCar em Catanduva
Foto: Raul Pereira - Padilha afirmou que lutará com Beth pela universidade federal em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 25 de outubro, 2023

Em Brasília para uma série de reuniões com integrantes do governo do presidente Lula, a deputada estadual Beth Sahão (PT) angariou apoio expressivo em sua missão de conseguir a instalação de uma universidade federal em Catanduva. Nesta terça-feira, 24, a parlamentar reuniu-se no Palácio do Planalto com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de quem recebeu incentivo em sua cruzada pela conquista de um feito histórico.

“Estou muito feliz com a nova luta da deputada Beth Sahão, que é levar uma universidade federal pra Catanduva. Se tem alguém que pode levar uma universidade federal pra Catanduva, é uma parceria do presidente Lula com a Beth. O presidente Lula já expandiu as universidades federais nos seus dois primeiros mandatos e agora, nesta gestão, está nos seus planos expandir ainda mais”, declarou Padilha.

A manifestação pública de Padilha soma-se a uma intensa mobilização que Beth vem implementando desde o início deste seu novo mandato na Alesp. Um ofício de sua autoria, reivindicando a criação de um campus avançado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Catanduva, inclusive, já se encontra em poder do ministro da Educação, Camilo Santana. Além disso, duas reuniões técnicas já foram realizadas pela deputada no MEC com o mesmo objetivo, em visitas anteriores a Brasília.

“O ministro Alexandre Padilha é um parceiro de tantas lutas, por isso sei que posso contar com seu apoio para a instalação de um campus federal em Catanduva, assim como para obtenção de recursos para a região. Também estamos trabalhando em busca de novas unidades básicas de saúde e de creches, obras habitacionais e de infraestrutura para todo noroeste paulista, região que o ministro tanto conhece e sempre tanto tem ajudado”, afirmou a deputada.

Como consta no ofício encaminhado por Beth ao ministro da Educação, Camilo Santana, a instalação de um campus federal em Catanduva “não apenas proporcionaria oportunidades educacionais, mas também contribuiria para a formação de profissionais capacitados e para o desenvolvimento regional econômico e social do interior de São Paulo como um todo, além de contribuir para a redução das disparidades socioeconômicas”.

NOVO PAC

A expectativa de Beth Sahão, e esse é um dos motivos de sua ida a Brasília desta vez, é de alavancar recursos por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa do governo federal prevê R$ 1,68 trilhão em investimentos totais.

O programa, lançado no último mês de agosto pelo presidente Lula, contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos, em áreas como Educação, Infraestrutura social e inclusiva e Cidades sustentáveis e resilientes.

Desde segunda-feira, 23, a deputada reuniu-se, além de Padilha, com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, com quem tratou, dentre outros assuntos sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar) e sobre a Ceagesp, para que o entreposto possa distribuir alimentos a entidades que atendem a população em situação de rua, e com a direção da Caixa para tratar do Programa minha Casa Minha Vida e patrocínios para projetos culturais das regiões de Catanduva e Rio Preto.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência